Notícia no detalhe
Concursos literários recebem inscrições de todo país
O resultado das inscrições dos concursos literários da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) já é considerado um sucesso. Segundo o gerente de Literatura, Alcir Alves, ao todo, foram 511 inscrições de várias partes do Brasil. O XXIII Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho recebeu 264 inscrições; o XV FestCampos de Poesia Falada, 152 e o III FestCampos Estudantil de Poesia Falada, para alunos da rede municipal, recebeu 95 inscrições.
A gerência de Literatura divulga no dia 20 de setembro a lista dos vencedores do Concurso Nacional José Cândido de Carvalho e os finalistas dos festivais de poesia, com a final dos FestCampos de Poesia Falada Nacional e Estudantil no dia 27, com uma programação especial. Entre os inscritos, estão moradores de vários estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Manaus, entre outros.
- Os concursos já se consolidaram, sendo referência no Brasil e tendo o número de inscrições, a cada ano, maior. Estamos aproximando e incentivando a produção literária entre os jovens com potencial para grandes autores. As políticas implementadas, desde 2009, estão valorizando as mais diferentes manifestações artísticas e culturais, além de descobrir talentos e elevar a auto-estima dos artistas – relata a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
O segundo colocado no Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, do ano passado, Alexandre Garcia, morador de Belo Horizonte (MG) fala da importância dos concursos literários. “Este tipo de evento fomenta a cultura literária no país e permite que escritores se mantenham em um mercado aquecido e tenham possibilidades de divulgação e reconhecimento de seu trabalho, com todos os ônus decorrentes disto. Além disso, é o prestígio do trabalho literário e do leitor, o reconhecimento e a valorização do que eu faço”, disse Alexandre, vencedor com o conto Finados.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















