Notícia no detalhe
Nota: falta de vacina anti-tetânica é realidade nacional
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviou nota técnica a todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, informando que está com os quantitativos das vacinas DTP, DT e Triviral comprometidos não só a nível estadual quanto nacional. De acordo com a SES, a situação deve ser regularizada a partir do dia 11 de setembro, próxima quarta-feira. No entanto, o município reservou um estoque dessas doses para os casos de emergência. Elas estão disponíveis na sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no Hospital Ferreira Machado. A nota diz:
“Após inúmeras tentativas de atenuar os cortes e o envio destes imunos às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), informamos que estaremos liberando essas vacinas, através de cotas, após cada envio desses imunobiológicos pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (CGPNI/MS), a partir da rotina de setembro até que a situação seja normalizada”.
A vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTP) protege a criança contra três doenças graves: difteria, tétano e coqueluche. A DT é a vacina contra tétano e difteria e a triviral (VTV) protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Charbell Kury, explicou que, ainda assim, o município continuou fazendo suas solicitações de vacinas, mesmo sabendo que receberia somente a cota estipulada. Estas solicitações servirão como base do dossiê a ser enviado à CGPNI, e vão ajudar o estado a solicitar um possível aumento da cota Estadual.
- Como fizemos uma Campanha Nacional de Multivacinação no final do mês de agosto, em que cerca de 16 mil crianças (21 mil doses) de até 5 anos de idade foram convocadas para atualizarem o cartão de vacina, ficamos apenas com 30% da nossa real necessidade. Como informa a nota técnica, essas vacinas estão com estoque baixo em todo o Brasil. Em relação à vacina contra catapora, não existe falta e já imunizamos cerca de 8 mil crianças contra essa doença – disse Charbell.
A nota do estado ainda afirma: “Não abriremos exceções para liberações extras. Por isto, solicitamos que as SMS otimizem suas cotas quando da distribuição dessas vacinas nos postos”.
As demais vacinas especiais que Campos oferece desde 2010, de forma pioneira e gratuita, por meio do Programa Municipal de Imunização, estão com os estoques regularizados. A vacina contra catapora está disponível na sala 5 da Secretaria de Saúde, no Centro da cidade. A vacina contra Hepatite A está disponível nos polos 1 e 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) e na sala 5 da Secretaria; enquanto a antipneumocócica (Prevenar) é disponibilizada em todas as unidades de saúde. As doses contra HPV também são distribuídas na sede da Secretaria de Saúde e nas unidades escolares por meio do Programa Saúde na Escola. Tendo o modelo de Campos como referência, o Ministério da Saúde anunciou que vai implantar a vacina contra catapora a partir deste mês.
Veja aqui a nota do Governo Estadual
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
- 27/10/2025 09:48:29 Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
- 27/10/2025 09:28:23 Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
- 27/10/2025 08:56:56 Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
2710 09h48Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
2710 09h28Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
2710 08h56Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















