Notícia no detalhe
Prefeitura implanta no município jogos de xadrez
A prefeitura continua investindo na qualidade do ensino da rede municipal. Por meio do projeto Clube de Xadrez Cuca Legal, os alunos estão recebendo aulas deste esporte. A proposta da Secretaria Municipal de Educação era implantar o projeto no início do ano letivo, mas cerca de 2 mil tabuleiros foram queimados no incêndio do almoxarifado, em fevereiro. Os novos tabuleiros de xadrez começaram a chegar este mês.
Melhorar a alto-estima dos alunos, estimular o raciocínio e a memorização nas disciplinas pedagógicas. Esses são alguns dos objetivos citados pelo coordenador de Educação Física da secretaria, Cláudio Freitas Artiles, para implantar o projeto em 20 escolas, que servirão de pólos. A proposta é também desenvolver a disciplina, a parceria, a socialização, entre outras vantagens.
Os novos tabuleiros já estão chegando e foram encaminhados para as Escolas Municipais de Conselheiro Josino, de Baixa Grande, de São Sebastião e para Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. “O Cuca legal é um projeto pioneiro e, apesar de pouco tempo, já está fazendo maior sucesso nas escolas”, disse Artiles.
O aluno do C.E. 29 de Maio, José Gabriel Manhães Ferreira, 11 anos, disse que aprendeu a jogar xadrez com os colegas na rua, mas quando soube que teria na escola ficou interessado em participar das aulas. “Gosto de jogar xadrez, porque é um esporte diferente. Poucas pessoas jogam e quem sabe se destaca”, relatou Ferreira. O outro aluno, Luis Vinícius da Silva Santos, 14 anos, relatou que se interessou pelo esporte quando viu os amigos jogarem. “O xadrez estimula o raciocínio e nos ajuda a pensar. Quando estou fazendo prova ou os exercícios da escola, penso antes de responder”, relatou.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/03/2026 11:30:13 Centro de Tratamento de Feridas do São José será inaugurado nesta sexta
- 26/03/2026 10:50:12 Ministérios e cantores locais na programação do Adora Campos neste sábado
- 26/03/2026 09:48:31 Inscrições abertas para 8ª Olimpíada para Professores de Língua Portuguesa
- 26/03/2026 09:14:36 Hospital São José adverte sobre o aumento de viroses gastrointestinais no outono
- 26/03/2026 08:58:44 Titulares do Cadastro Único são atendidos no Mutirão de Atualização
Centro de Tratamento de Feridas do São José será inaugurado nesta sexta
2603 10h50Ministérios e cantores locais na programação do Adora Campos neste sábado
2603 09h48Inscrições abertas para 8ª Olimpíada para Professores de Língua Portuguesa
2603 09h14Hospital São José adverte sobre o aumento de viroses gastrointestinais no outono
2603 08h58Titulares do Cadastro Único são atendidos no Mutirão de Atualização
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
6Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira




















