Notícia no detalhe
Trabalho inovador impede proliferação de superbactéria
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que funciona no Hospital Ferreira Machado, identificou um paciente com a superbactéria e através de um trabalho inovador no Estado, isolou o paciente, tratou e impediu a disseminação. O coordenador do NVEH, o médico Telmo Garcia, disse que o núcleo implantou há dois anos, uma rotina de controle epidemiológico, já na entrada do paciente na unidade hospitalar.
- Quando recebemos os pacientes vindos de outra unidade, nós colemos o material para realização de exames que identifiquem a flora dos pacientes. Desta forma, fomos capazes de verificar que um paciente estava com a superbactéria e o internamos em regime de isolamento – disse o coordenador, lembrando que o paciente vem recebendo acompanhamento.
Além de Campos, foram registrados outros casos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e na pediatria do Hemorio. O Rio de Janeiro foi o segundo estado do país a identificar a superbactéria. O Rio Grande do Sul teve cinco casos divulgados em maio. Segundo Telmo, uma equipe da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária Estadual veio à unidade hospitalar para verificar os dados apurados. “É importante demonstrar que este trabalho é fundamental para evitar a disseminação de bactérias multiresistentes. O isolamento e o tratamento adequado evitam maiores complicações nos pacientes infectados e nos pacientes que estão internados com outras doenças que facilitam a aquisição destas bactérias”, afirmou.
A equipe do NVEH está acompanhando as pessoas da família e outras pessoas que fazem parte do convívio do paciente, para afastar riscos de contaminação.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
- 27/10/2025 09:48:29 Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
- 27/10/2025 09:28:23 Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
- 27/10/2025 08:56:56 Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
2710 09h48Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
2710 09h28Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
2710 08h56Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















