Notícia no detalhe
Circuito de Frescobol busca maior reconhecimento do esporte
Neste final de semana, foi realizada, com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), no Jardim São Benedito, a 1ª etapa do Circuito Regional de Frescobol. O evento teve a participação de 18 duplas, totalizando 36 participantes, de Campos, Vitória-ES; e de praias do Rio de Janeiro, como Flamengo e Arpoador. A competição serviu para os praticantes do frescobol buscarem um maior reconhecimento desta modalidade esportiva, que tem 68 anos de existência (foi criada em 1945 no Posto 2 de Copacabana por Lian Pontes de Carvalho, morador da Rua Duvivier, em Copacabana). As 2ª e 3ª etapas do circuito serão realizadas, respectivamente, em outubro em Lagoa de Cima e em novembro na Praça Santo Antônio.
O presidente da Federação Espírito Santense de Frescobol (Fesfre), Toninho TNT, explicou que os praticantes do frescobol estão lutando para que esta modalidade esportiva tenha reconhecimento. “Estamos brigando para que tenhamos uma confederação, que ainda não temos. Para ter uma confederação, são necessárias três federações ativas e só temos duas, atualmente: a do Rio e a do Espírito Santo. Isto seria muito bom para o esporte. Afinal, os atletas têm despesas, como transporte, hospedagem e alimentação e se deslocam por amor ao esporte”, afirmou Toninho.
O presidente da Associação Brasileira de Frescobol (Abraf), Antônio Ferreira, considerou a iniciativa da FME em apoiar o esporte excelente. “Sensacional. Isto dinamiza o esporte nessa região. A comunidade, em geral, é carente de eventos esportivos. Temos aqui vários atletas do Rio de Janeiro. Famílias com crianças vieram prestigiar”, comentou Antônio, informando ainda que os praticantes de frescobol estão buscando que o frescobol seja inserido na Olimpíada como apresentação.
- Pelo fato do frescobol ter nascido no Rio de Janeiro e a Olimpíada ser no Rio, vamos fazer este pedido à Prefeitura do Rio de Janeiro. Temos um projeto para que façamos a divulgação do frescobol no México. Vamos realizar uma apresentação em janeiro de 2014 na Praia Del Carmem, em Cancún. Para janeiro de 2015, estamos planejando o 1º Campeonato Mundial de Frescobol. O frescobol é o único esporte onde do outro lado da quadra você não tem um adversário e sim um parceiro. Jogamos com cooperação – ressaltou o presidente da Abraf.
O dentista Robson Vilarinho, de 45 anos, que foi ao Jardim São Benedito assistir à 1ª etapa do Circuito Regional de Frescobol, disse que achou o evento muito interessante. “É um incentivo a um esporte que não é tão popular. É uma oportunidade de nós conhecermos as regras e o esporte conseguir mais adeptos”, falou Robson.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira