Notícia no detalhe
Circuito de Frescobol busca maior reconhecimento do esporte
Neste final de semana, foi realizada, com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), no Jardim São Benedito, a 1ª etapa do Circuito Regional de Frescobol. O evento teve a participação de 18 duplas, totalizando 36 participantes, de Campos, Vitória-ES; e de praias do Rio de Janeiro, como Flamengo e Arpoador. A competição serviu para os praticantes do frescobol buscarem um maior reconhecimento desta modalidade esportiva, que tem 68 anos de existência (foi criada em 1945 no Posto 2 de Copacabana por Lian Pontes de Carvalho, morador da Rua Duvivier, em Copacabana). As 2ª e 3ª etapas do circuito serão realizadas, respectivamente, em outubro em Lagoa de Cima e em novembro na Praça Santo Antônio.
O presidente da Federação Espírito Santense de Frescobol (Fesfre), Toninho TNT, explicou que os praticantes do frescobol estão lutando para que esta modalidade esportiva tenha reconhecimento. “Estamos brigando para que tenhamos uma confederação, que ainda não temos. Para ter uma confederação, são necessárias três federações ativas e só temos duas, atualmente: a do Rio e a do Espírito Santo. Isto seria muito bom para o esporte. Afinal, os atletas têm despesas, como transporte, hospedagem e alimentação e se deslocam por amor ao esporte”, afirmou Toninho.
O presidente da Associação Brasileira de Frescobol (Abraf), Antônio Ferreira, considerou a iniciativa da FME em apoiar o esporte excelente. “Sensacional. Isto dinamiza o esporte nessa região. A comunidade, em geral, é carente de eventos esportivos. Temos aqui vários atletas do Rio de Janeiro. Famílias com crianças vieram prestigiar”, comentou Antônio, informando ainda que os praticantes de frescobol estão buscando que o frescobol seja inserido na Olimpíada como apresentação.
- Pelo fato do frescobol ter nascido no Rio de Janeiro e a Olimpíada ser no Rio, vamos fazer este pedido à Prefeitura do Rio de Janeiro. Temos um projeto para que façamos a divulgação do frescobol no México. Vamos realizar uma apresentação em janeiro de 2014 na Praia Del Carmem, em Cancún. Para janeiro de 2015, estamos planejando o 1º Campeonato Mundial de Frescobol. O frescobol é o único esporte onde do outro lado da quadra você não tem um adversário e sim um parceiro. Jogamos com cooperação – ressaltou o presidente da Abraf.
O dentista Robson Vilarinho, de 45 anos, que foi ao Jardim São Benedito assistir à 1ª etapa do Circuito Regional de Frescobol, disse que achou o evento muito interessante. “É um incentivo a um esporte que não é tão popular. É uma oportunidade de nós conhecermos as regras e o esporte conseguir mais adeptos”, falou Robson.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta