Notícia no detalhe
Saúde comemora Dia Nacional dos Agentes Comunitários
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemorou, nesta sexta-feira (4), o Dia Nacional dos Agentes Comunitários. A data foi celebrada com um encontro dos profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
O evento contou com a participação de 130 profissionais, entre enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde (ACS). A palestra motivacional de abertura foi feita pelo servidor público, animador cultural Wilson Heindefelder. A ACS Rosimara Andrade de Souza, ministrou palestra, representando os demais agentes, e falou sobre sua experiência em Conceição do Imbé.
- Nosso trabalho lá vai muito além de visitas domiciliares. Nós aderimos à Campanha Sangue Bom, do Hemocentro Regional, e levamos um grupo de pessoas ao Hospital ferreira Machado, a cada 3 meses, para doar sangue. Diariamente, oferecemos orientação e incentivamos as famílias a serem doadoras. Nossa próxima ação será em dezembro, pois nossa última doação aconteceu em setembro. Com isso, conseguimos mobilizar as lideranças religiosas, o comércio local e as famílias em geral – destacou a servidora.
A dentista Maira Monteiro falou sobre o atendimento odontológico domiciliar e o trabalho educativo junto ao Programa Saúde na Escola (PSE). E a enfermeira Renilza Almeida, abordou o tema Hanseníase. A coordenadora do PACS, Luciene Galaxe afirmou que os agentes são um elo comunicacional entre a população e a gestão. “Hoje é dia de comemorar. Não há dúvidas de que os agentes de saúde são peças fundamentais no trabalho da Atenção Básica”, disse.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Prefeitura de Campos está construindo um novo modelo de assistência em Atenção Básica e vai implantar a Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o município. Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), o correspondente a cerca de 11 mil famílias. Vários pacientes estão recebendo medicamentos em casa. Agentes comunitários, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário estão atuando em 35 localidades da cidade. Cerca de 180 profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foram convocados.
- O nosso desafio é tentar conquistar as pessoas para que procurem o posto, façam seus exames e façam o tratamento adequadamente. O trabalho de um agente é focado na prevenção de doenças e o principal desafio destes profissionais é não permitir que o usuário adoeça de tal forma que precise procurar a emergência de um hospital – explicou o vice-prefeito.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta