A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) abre nesta segunda-feira (7) as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de profissionais que atuarão no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), na fase de 2013. São disponibilizadas 58 vagas para profissionais de diversas áreas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até quarta-feira (9), das 8h30 às 17h, na sede da Smece, que fica na Praça Cinco de Julho, na antiga Rede Ferroviária Federal. Os candidatos devem apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida e os documentos que estão listados no edital. A portaria 24/13, com o edital 01/2013, onde estão todas as informações sobre o processo seletivo e a ficha de Inscrição, está publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira (4). A portaria pode ser acessada no site da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br).
As vagas são para educadores do Ensino Fundamental, de Qualificação Profissional, de Participação Cidadã e de Acolhimento às Crianças; assistente pedagógico, assistente administrativo, intérprete de Libras e merendeiras. Das vagas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de deficiência. O processo seletivo destina-se também à constituição de banco de reserva para futuras admissões, de acordo com as necessidades do programa.
Segundo a coordenadora do Projovem, Rutilane Campos, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição já preenchida no momento da inscrição, para que o procedimento seja agilizado. Atualmente, o programa tem 600 alunos em Campos, que finalizarão sua participação na etapa de 2012 do Programa, no próximo mês de dezembro. Depois será iniciada uma nova fase, a etapa de 2013, com mil alunos e duração de 18 meses.
- É essencial que os profissionais saibam que o Projovem é um programa de inclusão social, do qual o jovem sai com o Ensino Fundamental concluído e uma qualificação profissional que lhe dá condições de ter acesso ao mercado de trabalho. Os candidatos devem saber que sua prática em sala de aula deverá atender a estes jovens que procuram o programa pelo término dos estudos e a inserção no mercado – destaca Rutilane.
A seleção será feita em duas etapas: a primeira será uma avaliação objetiva e a segunda, uma avaliação curricular. Os requisitos de escolaridade para participar do processo seletivo, a carga horária, os vencimentos e demais informações estão todas no edital publicado no Diário Oficial.
Confira a lista de documentos (originais e cópias) que devem ser apresentados no ato da inscrição, junto com a ficha de Inscrição/curriculum vitae devidamente preenchida:
— Documento de identidade;
— CPF;
— Comprovante de residência atualizado;
— Diplomas de certificação com registro e/ou inscrição no(s) órgão(s) competente(s), na forma de lei ou ato normativo específico, expedidos por instituição reconhecida pelo MEC ou por órgão estadual competente;
— Documento comprobatório de titulação (conforme quadro do edital) relacionado com a disciplina/área de conhecimento pretendida;
— Documento comprobatório de experiência na área pretendida;
— 1 foto 3X4;
— Curriculum vitae;
— Carta de intenção justificando seu interesse pelo projeto.