Notícia no detalhe
Municipalizado, Bartolomeu Lisandro atrairá grandes empresas
“A municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro para a Prefeitura será extremamente importante para o desenvolvimento de Campos e do Estado, porque terá um dos mais completos arranjos logísticos do Estado, com aeroporto alfandegado, rodovias federais, estaleiros, o vizinho Porto do Açu e a Ferrovia F 354, que ligará o Estado a Belo Horizonte e ao Centro Oeste do Brasil. O aeroporto de Campos é o primeiro do país sob controle do governo federal, concedido por convênio municipal, já que antes, foram realizadas através de leilões”. A análise foi feita pelo ministro da Aviação Civil, Welington Moreira Franco, que ratificou observações da Prefeita Rosinha Garotinho e do deputado federal Anthony Garotinho, nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal Trianon, durante solenidade de outorga do aeroporto para a Prefeitura.
Na solenidade, os três ex-governadores do Estado presentes (Moreira Franco, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho), falaram sobre a importância da municipalização para o desenvolvimento de Campos e região. “A Prefeita Rosinha tem trabalhado muito para mudar a realidade de Campos, buscando sempre o desenvolvimento para o bem estar da população. Em Brasília ela tem dois deputados para lutar por seus projetos no governo federal, que sou eu e o Paulo Feijó. As grandes empresas, principalmente do setor de petróleo e naval, de medicamentos, automotivas e outras, querem se instalar onde a logística está por perto”, analisou o deputado Garotinho, que agradeceu ao diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria da Aviação Civil, Ronei Saggioro, pelo empenho na agilização do processo de municipalização. E acrescentou:
- Estamos dotando Campos de um complexo logístico diversificado, formado por moderna ferrovia, rodovia BR-101 duplicada, moderno aeroporto alfandegado (com porto seco), shopping e um moderno complexo logístico industrial entre Farol e Barra do Furado. Temos certeza que essas realizações vão atrair grandes empresas, que trarão riquezas e o desenvolvimento de nossa gente – disse Garotinho.
O deputado também agradeceu ao ministro Moreira Franco e as ministras das Relações Institucionais, Ideli Salvati e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, por ter cooperado e mandar agilizar o processo da municipalização do aeroporto. “Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente à Presidente Dilma Rousseff por ter autorizado a municipalização do aeroporto de Campos. Estive com ela por ocasião da assinatura da lei que concede às famílias dos taxistas de todo o Brasil o direito ao título de concessão dos pontos de táxis para a viúva ou dependente do taxista que falecer. Ela demonstrou humildade e gesto de grandeza ao reconhecer a importância da minha iniciativa, sem misturar política com administração pública”, disse o deputado.
O ministro Moreira Franco destacou o empenho da Prefeita Rosinha Garotinho e assinalou a mobilização, em Brasília, do deputado Garotinho, para agilizar a obtenção da municipalização do Bartolomeu Lisandro, tendo em vista que os procedimentos do governo federal até agora têm sido a concessão da administração dos aeroportos através de leilões em concorrência pela iniciativa privada. “Em dezembro faremos leilão para escolher empresa especializada na administração de aeroportos para operar o Aeroporto Galeão, na cidade do Rio de Janeiro”, exemplificou o ministro. Agora, de acordo com a legislação vigente, a Prefeitura tem prazo de até um ano para realizar processo de licitação para escolher empresa da iniciativa privada para operar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
O ministro analisou que, “no passado, o aeroporto era utilizado pelas pessoas da elite, mas atualmente o aeroporto é cada vez mais usado por todos, porque é um instrumento da mobilidade entre cidades. Tenho certeza que a administração da Prefeita Rosinha fará uma concessão rápida, porque a meta do governo federal nas concessões de outros aeroportos tem sido essa. O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, que aqui representa o governador Sérgio Cabral, sabe bem da importância da municipalização deste aeroporto para o Estado do Rio e, por isso, não colocou impedimento e está participando deste ato”, finalizou o ministro Moreira Franco.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta