Notícia no detalhe
Municipalizado, Bartolomeu Lisandro atrairá grandes empresas
“A municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro para a Prefeitura será extremamente importante para o desenvolvimento de Campos e do Estado, porque terá um dos mais completos arranjos logísticos do Estado, com aeroporto alfandegado, rodovias federais, estaleiros, o vizinho Porto do Açu e a Ferrovia F 354, que ligará o Estado a Belo Horizonte e ao Centro Oeste do Brasil. O aeroporto de Campos é o primeiro do país sob controle do governo federal, concedido por convênio municipal, já que antes, foram realizadas através de leilões”. A análise foi feita pelo ministro da Aviação Civil, Welington Moreira Franco, que ratificou observações da Prefeita Rosinha Garotinho e do deputado federal Anthony Garotinho, nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal Trianon, durante solenidade de outorga do aeroporto para a Prefeitura.
Na solenidade, os três ex-governadores do Estado presentes (Moreira Franco, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho), falaram sobre a importância da municipalização para o desenvolvimento de Campos e região. “A Prefeita Rosinha tem trabalhado muito para mudar a realidade de Campos, buscando sempre o desenvolvimento para o bem estar da população. Em Brasília ela tem dois deputados para lutar por seus projetos no governo federal, que sou eu e o Paulo Feijó. As grandes empresas, principalmente do setor de petróleo e naval, de medicamentos, automotivas e outras, querem se instalar onde a logística está por perto”, analisou o deputado Garotinho, que agradeceu ao diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria da Aviação Civil, Ronei Saggioro, pelo empenho na agilização do processo de municipalização. E acrescentou:
- Estamos dotando Campos de um complexo logístico diversificado, formado por moderna ferrovia, rodovia BR-101 duplicada, moderno aeroporto alfandegado (com porto seco), shopping e um moderno complexo logístico industrial entre Farol e Barra do Furado. Temos certeza que essas realizações vão atrair grandes empresas, que trarão riquezas e o desenvolvimento de nossa gente – disse Garotinho.
O deputado também agradeceu ao ministro Moreira Franco e as ministras das Relações Institucionais, Ideli Salvati e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, por ter cooperado e mandar agilizar o processo da municipalização do aeroporto. “Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente à Presidente Dilma Rousseff por ter autorizado a municipalização do aeroporto de Campos. Estive com ela por ocasião da assinatura da lei que concede às famílias dos taxistas de todo o Brasil o direito ao título de concessão dos pontos de táxis para a viúva ou dependente do taxista que falecer. Ela demonstrou humildade e gesto de grandeza ao reconhecer a importância da minha iniciativa, sem misturar política com administração pública”, disse o deputado.
O ministro Moreira Franco destacou o empenho da Prefeita Rosinha Garotinho e assinalou a mobilização, em Brasília, do deputado Garotinho, para agilizar a obtenção da municipalização do Bartolomeu Lisandro, tendo em vista que os procedimentos do governo federal até agora têm sido a concessão da administração dos aeroportos através de leilões em concorrência pela iniciativa privada. “Em dezembro faremos leilão para escolher empresa especializada na administração de aeroportos para operar o Aeroporto Galeão, na cidade do Rio de Janeiro”, exemplificou o ministro. Agora, de acordo com a legislação vigente, a Prefeitura tem prazo de até um ano para realizar processo de licitação para escolher empresa da iniciativa privada para operar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
O ministro analisou que, “no passado, o aeroporto era utilizado pelas pessoas da elite, mas atualmente o aeroporto é cada vez mais usado por todos, porque é um instrumento da mobilidade entre cidades. Tenho certeza que a administração da Prefeita Rosinha fará uma concessão rápida, porque a meta do governo federal nas concessões de outros aeroportos tem sido essa. O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, que aqui representa o governador Sérgio Cabral, sabe bem da importância da municipalização deste aeroporto para o Estado do Rio e, por isso, não colocou impedimento e está participando deste ato”, finalizou o ministro Moreira Franco.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















