Notícia no detalhe
Procon alerta sobre dificuldades com planos de saúde individual
Quem pretende contratar um plano de saúde individual está encontrando enormes barreiras. É que as operadoras de planos de saúde não estão mais disponibilizando essa modalidade de planos, depois que planos individuais ou familiares passaram a ter um controle mais rigoroso por parte da Agência Nacional de Saúde (ANS), passando a ter reajustes limitados e regras rígidas sobre rescisão contratual.
Nesse momento as operadoras estão oferecendo apenas planos coletivos (empresariais ou por adesão), incluindo, nestes, quem busca um plano individual. E o que, de início, pode parecer vantajoso por oferecer mensalidades mais baixas, esconde armadilhas, como reajustes altos, ruptura unilateral de contrato e possibilidade de rejeição de idosos ou pessoas com doenças preexistentes.
De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o quadro atual prejudica consideravelmente os consumidores. “A ANS está realizando diversos debates para sanar o problema. Infelizmente a legislação atual não obriga as operadoras a oferecerem planos individuais, por isso se faz necessária uma nova regulação sobre o tema”, destaca a diretora, acrescentando que estará, dia 21 de novembro, em Brasília, por ocasião do encontro dos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, onde o tema será debatido.
Norma da ANS (309/2012) obriga as operadoras a agrupar os contratos de até 30 vidas e calcular um percentual único de aumento, diluindo custos. O Procon/Campos identificou consumidores induzidos em erro, achando que estão optando por um plano individual quando na realidade estão contratando um plano coletivo, e apesar do contrato dispor sobre o pleno, muitos consumidores questionam juridicamente essas cláusulas. “Reclamações podem ser feitas no site www.ans.gov.br e pelo telefone 0800.7019656, e na sede do Procon/Campos”, conclui a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta