Notícia no detalhe
Campos ganhará biodigestor na Terra Prometida
A prefeita Rosinha Garotinho participa do lançamento da pedra fundamental do primeiro biodigestor e sistema de biogás de Campos, nesta quarta-feira (23). O lançamento está programado para as 9h, ao lado do Ciep da Terra Prometida.
O equipamento vai tratar o esgoto de 270 famílias do bairro da Terra Prometida, que receberá rede coletora de 4.100 metros, beneficiando diretamente mais de mil pessoas. Além disso, o biogás produzido será utilizado na cozinha do Ciep.
Será instalada elevatória de esgoto, com controle remoto automatizado e inversores de frequência, para receber os efluentes que serão tratados no biodigestor e integrar o biossistema à Estação de Tratamento de Esgoto da Codin. O total do investimento de todo o sistema da Terra Prometida é de aproximadamente R$ 700 mil, sem nenhum custo para a Prefeitura de Campos, de acordado com o Ministério Público.
O investimento é oriundo de fundo, formado por recursos retidos da indevida cobrança de ICMS, pelo serviço de água e de esgoto, cujos valores não foram procurados pelos clientes da concessionária Águas do Paraíba, mesmo após ampla campanha pública, inédita no país, de devolução deste imposto, individualmente, após a concessionária obter sentença judicial favorável, à ação por ela interposta, que suspendeu a cobrança deste tributo.
O prazo para o início de operação de todo o sistema do biodigestor da Terra Prometida é de seis meses.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta