Notícia no detalhe
Dia Nacional do Livro: Campos tem motivos para comemorar a data
Campos tem muito que comemorar no Dia Nacional do Livro, que é comemorado nesta terça-feira (29), pois abriga a maior Biblioteca Municipal do interior do Estado do Rio de Janeiro. O acervo do espaço, que recebe o nome do campista Nilo Peçanha, é composto por 20 mil livros, sendo uma importante fonte de pesquisa para toda população.
Mesmo com a era das novas tecnologias, a vigilante Monique Vieira da Silva, de 25 anos, prefere os livros ao computador. Para ela, a leitura tradicional é emocionante e faz o leitor viajar no mundo da fantasia. “Eu tenho alguns livros em casa, mas venho à biblioteca para adquirir mais conhecimentos. Quando praticamos a leitura, estamos crescendo intelectualmente e ampliando os horizontes”, relata a jovem.
Além dos livros tradicionais, como romance, ação e poesia, estão disponíveis livros que contam a história da cidade. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, responsável pelo espaço, realiza trabalhos de pequenos restauros e higienização de livros antigos.
No Palácio da Cultura, também funciona a Biblioteca Infantil Lúcia Miners. No espaço, as crianças conhecem as histórias produzidos por grandes nomes da dramaturgia infantil. “Temos um espaço apropriado e livros em Braile para atender aos portadores de necessidades especiais e mobilidades reduzidas”, destaca o gerente da Biblioteca, Maurício Xéxeo.
A previsão da gerência é restaurar cerca de 3 mil livros. O local será revitalizado, a partir das intervenções que serão feitas no Palácio da Cultura, ficando dentro dos padrões da Biblioteca Nacional. Tendo em vista, a fomentação da leitura, a FCJOL desenvolve os projetos “Biblioteca vai á Escola”, e “Clube de Leitura” que amplia o número de pessoas atendidas. Desde o inicio do governo da Prefeita Rosinha Garotinho, a prefeitura reeditou quatro livros históricos e produziu vários livros, valorizando os artistas da terra.
Entre os jornais disponíveis diariamente estão: Folha da Manhã, O Diário, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Comércio, Diário Oficial do Município, Legislativo e do Estado. “A biblioteca é muito importante para a cultura e a educação, tendo em vista, que o acesso à leitura está muito escasso. Ao mesmo tempo que a internet informa, desinforma”, destaca o auxiliar administrativo, Renato Luiz de Moraes, de 36 anos. Para ele, além do manuseio do livro, a fonte de pesquisa é segura e palpável e não depende da velocidade da banda larga, energia elétrica e outros, como é a internet.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/12/2024 12:31:35 Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
- 25/12/2024 12:12:29 Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
- 25/12/2024 11:58:09 Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
- 24/12/2024 16:06:48 Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
- 24/12/2024 15:34:46 LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
2512 12h12Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
2512 11h58Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
2412 16h06Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
2412 15h34LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro