Notícia no detalhe
Aluno de Campos em 1º lugar no concurso de redação da Nasa
O aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tocos, Valmique Bento da Silva de Oliveira, 14 anos, ficou em primeiro lugar no Concurso de Redação Cassini Cientista por um dia 2013, organizado pela Nasa. No Brasil, a equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls é responsável pela coordenação nas regiões Sul e Sudeste. Valmique é aluno do 9º ano da rede municipal e venceu, com louvor, com a redação “Como Iapetus, Eu Sou Pra você”.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, informou que este concurso tem o objetivo de dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentarem como é a vida de um cientista na Nasa. “Quando chegam concursos como este, nós encaminhamos para todas as escolas da rede e a participação dos professores também é fundamental neste processo”, informa Marinéa lembrando, ainda, do incentivo da professora de Língua Portuguesa do aluno, Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha.
- O desafio é que os estudantes escolham um de três possíveis alvos no planeta Saturno para que a Nave Espacial Cassini, atualmente em órbita do Planeta, obtenha imagens durante um tempo definido reservado para este projeto educacional. As melhores redações, justificando a escolha, são premiadas. Neste ano, os alvos foram a lua Iapetus, a lua Dione e o Planeta Saturno. Valmike escolheu a lua Iapetus, uma das luas mais interessantes do Sistema Solar – informa a secretária.
Iapetus - Esta lua tem a forma de uma noz, com uma cadeia de montanhas em torno de seu equador, que é mais alto que o Monte Everest. Iapetus tem sempre o mesmo lado voltado para Saturno. Uma das coisas mais importantes sobre Iapetus é que metade de sua superfície é coberta com o que se parece com um material de cor branca, como açúcar, enquanto a outra metade é muito escura.
Vejam aqui a poesia:
COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ
Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo
Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir
porque lá está o meu passado
Que nunca será revelado
Te amo Saturno
Te escrevo: Iapetus
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















