Notícia no detalhe
Representantes de Campos em Brasília para captar recursos
Acompanhado do Superintendente de Saúde Coletiva do município, Charbell Kury, o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos, está nesta terça-feira (22) em reunião com representantes da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em Brasília, para apresentar o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ) que, ao ser habilitado junto ao governo federal, poderá captar recursos da União destinados para ações em assentamentos e comunidades quilombolas. O objetivo é ampliar o programa com mais ações.
Na segunda-feira (21), a cobrança de uma taxa anual às famílias reconhecidamente quilombolas de Campos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi discutida durante visita de Jorge Luiz à Fundação Palmares, na capital brasileira. “A Prefeita Rosinha Garotinho ao tomar conhecimento dessa cobrança determinou que levássemos a questão à Fundação Palmares, já que as famílias assentadas no Novo Horizonte já foram reconhecidas como quilombolas e não deveriam estar pagando esse valor”, destacou o presidente.
De acordo com Jorge Luiz, a cobrança de taxas que variam de R$ 1 mil a R$ 800 por ano foi constatada durante o censo realizado pela Zumbi nas quatro comunidades localizadas na Região do Imbé, oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombos e nos seis grupamentos espalhados no município com características similares às das comunidades oriundas de escravos.
- Essa cobrança do Incra é para assentamentos rurais, o que as comunidades oficialmente já não são mais. Somente em Campos está havendo esta cobrança a comunidades quilombolas. Suspender o pagamento dessa taxa vai beneficiar muitas famílias - explicou Jorge Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















