Notícia no detalhe
Mulheres e homens dos assentamentos em curso do Sebrae
Mulheres e homens que participam do Curso de Gastronomia da Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com a Uenf, que através do trabalho em sistema de cooperativa já comercializam quentinhas elaboradas com produtos produzidos nos assentamentos (aipim, galinha caipira, quiabo, beterraba, cenoura, entre outros), vão participar de treinamento no curso de Empreendedorismo e Gestão, ministrado pelo Sebrae para aprendizagem da gestão do negócios. O curso acontece nesta sexta-feira (22), às 10h.
A secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel, explica que os participantes do curso de gastronomia, que elaboram pratos, pães, bolos e petiscos (caldos, pirão, mocotó), são inseridos no Programa da Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, utilizando nas aulas práticas, ingredientes naturais produzidos por eles mesmos e seus familiares, sem agrotóxicos, um diferencial a mais na preparação dos pratos saudáveis. O curso faz parte das políticas públicas para o desenvolvimento e promoção social, através de cursos de qualificação profissional e geração de renda.
O resultado prático das aulas é destinado à comercialização das refeições, sucos e sobremesas, através da Cooperativa de Mulheres Agricultoras e Empreendedoras dos Assentamentos Ruais (Coopmare). As quentinhas são vendidas a R$ 8,00, com direito a sobremesa de doce caseiro e um copo de suco natural. Os doces e os sucos são elaborados com frutas tropicais da região, trazidas dos assentamentos pelas próprias mulheres agricultoras.
Os alunos são de mais de 10 assentamentos rurais de Campos. Eles estão inseridos no Curso de Gastronomia e Empreendedorismo, realizado pela Prefeitura, em parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). As aulas práticas são realizadas na cozinha industrial do Balcão de Empregos, da Secretaria de Trabalho e Renda.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















