Notícia no detalhe
Limpeza preventiva de canais para drenar chuvas de verão
Tendo em vista a previsão da ocorrência de muitas chuvas durante o verão e, ainda, levando em consideração que nos últimos anos as chuvas torrenciais têm ocasionado alagamentos em extensas áreas na Baixada Campista, com perdas nas atividades de pecuária e de agricultura, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, realiza os trabalhos de limpeza da vegetação de vários canais na Baixada Campista.
Nesta quinta-feira (21), o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, e o produtor rural, Jurandir Pereira Neto, percorreram durante todo o dia vários canais da Baixada Campista, onde a secretaria já realizou trabalho de limpeza para garantir o fluxo natural das águas neste período de estiagem e assegurar a umidade do solo nas áreas agricultáveis, bem como água nos bebedouros de água para o gado. A limpeza é também importante, porque tem caráter preventivo ao deixar os canais livres da vegetação e quando cair chuvas torrenciais, as águas vão poder fluir em velocidade, percorrendo o sistema hídrico e desaguando no mar, sem provocar enchentes.
O secretário Eduardo Crespo ressalta que a dragagem para manutenção dos canais proporciona qualidade de vida e trabalho para os pescadores artesanais e os pequenos produtores rurais daquela região. Durante o dia desta quinta-feira, o secretário vistoriou os trabalhos realizados nos canais Caxexa, Quitingute, Maravilha, Pensamento, São Bento, Onça, Baxio, entre outros que integram a malha de canais de mais de 1.200km na Baixada Campista.
- Nos últimos anos temos tido muitas chuvas durante o verão. Como a Primavera termina em 21 de dezembro, procuramos entendimento com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e nos antecipamos às chuvas para aproveitar os canais com nível baixo das águas e realizar a retirada da vegetação. Este trabalho representa muito para os produtores rurais que têm sofrido perdas nas suas lavouras e até mesmo de seus bens, já que vários moram em localidades com áreas de baixa topografia e têm suas casas invadidas pelas águas quando os canais estão tomados pelo mato e não permitem a adução das águas – diz Eduardo Crespo.
O produtor rural, Jurandir Pereira Neto, ficou impressionado e satisfeito com o trabalho realizado. Entusiasmado, contou que pôde compreender melhor as causas e efeitos de seca e dos alagamentos que ocorrem na região, em função da falta de manutenção e limpeza dos canais por parte do Inea. Em nome de milhares de pequenos produtores, Jurandir expressou gratidão pelo esforço que a Prefeitura tem feito para garantir o mínimo de condição de trabalho dos pescadores artesanais e produtores rurais.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta