Notícia no detalhe
Limpeza preventiva de canais para drenar chuvas de verão
Tendo em vista a previsão da ocorrência de muitas chuvas durante o verão e, ainda, levando em consideração que nos últimos anos as chuvas torrenciais têm ocasionado alagamentos em extensas áreas na Baixada Campista, com perdas nas atividades de pecuária e de agricultura, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, realiza os trabalhos de limpeza da vegetação de vários canais na Baixada Campista.
Nesta quinta-feira (21), o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, e o produtor rural, Jurandir Pereira Neto, percorreram durante todo o dia vários canais da Baixada Campista, onde a secretaria já realizou trabalho de limpeza para garantir o fluxo natural das águas neste período de estiagem e assegurar a umidade do solo nas áreas agricultáveis, bem como água nos bebedouros de água para o gado. A limpeza é também importante, porque tem caráter preventivo ao deixar os canais livres da vegetação e quando cair chuvas torrenciais, as águas vão poder fluir em velocidade, percorrendo o sistema hídrico e desaguando no mar, sem provocar enchentes.
O secretário Eduardo Crespo ressalta que a dragagem para manutenção dos canais proporciona qualidade de vida e trabalho para os pescadores artesanais e os pequenos produtores rurais daquela região. Durante o dia desta quinta-feira, o secretário vistoriou os trabalhos realizados nos canais Caxexa, Quitingute, Maravilha, Pensamento, São Bento, Onça, Baxio, entre outros que integram a malha de canais de mais de 1.200km na Baixada Campista.
- Nos últimos anos temos tido muitas chuvas durante o verão. Como a Primavera termina em 21 de dezembro, procuramos entendimento com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e nos antecipamos às chuvas para aproveitar os canais com nível baixo das águas e realizar a retirada da vegetação. Este trabalho representa muito para os produtores rurais que têm sofrido perdas nas suas lavouras e até mesmo de seus bens, já que vários moram em localidades com áreas de baixa topografia e têm suas casas invadidas pelas águas quando os canais estão tomados pelo mato e não permitem a adução das águas – diz Eduardo Crespo.
O produtor rural, Jurandir Pereira Neto, ficou impressionado e satisfeito com o trabalho realizado. Entusiasmado, contou que pôde compreender melhor as causas e efeitos de seca e dos alagamentos que ocorrem na região, em função da falta de manutenção e limpeza dos canais por parte do Inea. Em nome de milhares de pequenos produtores, Jurandir expressou gratidão pelo esforço que a Prefeitura tem feito para garantir o mínimo de condição de trabalho dos pescadores artesanais e produtores rurais.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















