Notícia no detalhe
Profissionais em treinamento para implantação da UPA em Guarus
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamento em preparação para a implantação da 1ª Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) em Campos. A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (24), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina de Campos. A previsão é que a inauguração da UPA aconteça em 2 de julho. Ela será instalada na BR 101, Rodovia Campos-Vitória, no bairro de Guarus.
A unidade vai funcionar no espaço do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), ao lado do quartel do 56º Batalhão de Infantaria. Cerca de 202 mil moradores do bairro de Guarus serão beneficiados com a implantação da nova unidade, além de moradores de outras localidades. Serão oferecidos os serviços de urgência, nas áreas de clínica médica, pediatria, odontologia, serviço social, enfermaria, laboratório, raio X e farmácia, na lógica do socorro. A UPA será do porte 3, com capacidade de atendimento de até 450 pacientes/dia. Será equipada para atender a casos de baixa e média complexidade.
Segundo o coordenador de Assistência Básica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Renato Glória, a unidade funcionará sob a gestão estadual e contará com cerca de 100 profissionais, sendo a maioria de Campos. “Este encontro visa pactuar fluxos de atenção básica com os atores envolvidos, para que haja uma construção compartilhada da equipe da UPA com o município”, disse o coordenador, lembrando que há previsão de instalação de outra UPA no bairro da Penha.
As assistentes de Humanização, Mônica Guedes e Tatiana Clarkson, explicaram que a UPA terá salas de espera de adulto e pediátrica, leitos de isolamento e sala de procedimentos. “É como se fosse uma ambulância sem rodas. Vai funcionar como unidade para estabilização. Em seguida, o paciente será sempre encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde para receber acompanhamento médico”, explicou Mônica.
- O objetivo da UPA é aumentar a qualidade da assistência e reduzir as filas de emergência nos hospitais. Esse investimento só vem contribuir com todas as ações que temos implementado no município, principalmente, a partir da Gestão Plena da Saúde. Estamos conseguindo reorganizar o fluxo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) - ressaltou Paulo Hirano.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore