Notícia no detalhe
Prefeitura redefine fluxos contra violência e fará Simpósio
A Prefeitura está redefinindo os fluxos para enfrentamento às diversas formas de violência em Campos. Nesta quinta-feira (5), o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, representando o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, participou de reunião com o secretário de Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio; com o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem; além de assessores de cada órgão. O encontro pactuou a realização de um Simpósio contra a Violência, com palestras e oficinas, no início do próximo ano.
O objetivo, segundo o diretor, é, a partir do Simpósio, gerar um documento que contemple todos os atores envolvidos na questão, como saúde, educação, assistência social, Ministério Público, delegacia, Instituto Médico Legal (IML), Conselho Tutelar, Programa Fortale-Ser (da FMIJ) e Centro de Atendimento, Pesquisas e Estudos na Área das Violências Doméstica e Sexual (Capevi). “Queremos aumentar ainda mais a sensibilidade e encontrar os casos de forma mais rápida”, disse.
A medida visa dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no município, por meio do Capevi, que garantiu a Campos o título de melhor experiência em vigilância da violência do Brasil, conquistado durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em outubro deste ano.
- O Ministério da Saúde reconheceu o trabalho diferenciado do Capevi e viu que é excelente essa união entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), em que promovemos um protocolo unificado para o atendimento a essas vítimas, com um excelente trabalho intersetorial. Essa é a única proposta de integração intersetorial no âmbito do acolhimento, notificação e atendimento dos casos de violência doméstica e sexual do interior do estado do Rio de Janeiro – afirmou Charbell.
O secretário afirma que as ações voltadas para esse assunto perpassam por diversas instâncias do governo e lembra que um dos papeis da Secretaria da Família e Assistência Social é configurar, cada vez mais, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) como porta de entrada para o combate à violência.
- Infelizmente, em muitos lugares, ainda prevalece a ideia errada de que o pai, por ser o provedor daquela família, tem o direito de fazer qualquer coisa com aquelas pessoas que dependem dele. Por isso, o índice de violência doméstica ainda é muito alto – pontuou Venâncio.
O presidente da FMIJ ressaltou que o governo está empenhado em assistir as pessoas vítimas de violência. Ele destaca o trabalho do programa Fortale-Ser, que vem contribuindo para reestruturar e minimizar as consequências da violência e da exploração sexual em crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido, através da integração das vítimas à sociedade e do fortalecimento delas e seus familiares. “A ideia do Simpósio é possibilitar a reflexão das pessoas e gerar consciência”, finalizou Ferrugem.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















