Notícia no detalhe
Limpeza de comportas de canais e pontes para passagem da água
A Secretaria de Agricultura, em parceria com as secretarias de Defesa Civil e Obras, Urbanismo e Infraestrutura, concluiu a limpeza da comporta do Canal de Quitinguta e dos pilares das pontes do Gote, de Pitangueiras e dos Nogueira, sendo que a do Gote é no Canal da s Flechas e as outras duas no Canal de Coqueiros. Segundo o secretário da pasta, Eduardo Crespo, a medida contribui para que a água possa seguir seu curso normal, evitando alagamentos e, também, garantindo irrigação de áreas atingidas pela seca.
A limpeza facilitou a abertura de mais duas comportas no final da tarde desta sexta-feira (06), por parte do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).O canal fica ao lado do Terminal Pesqueiro, o que permitiu a passagem de água. “Agora, temos que esperar para ver o comportamento da drenagem do Quitinguta. A hora de baixar o nível deste canal é agora antes do verão porque, depois, fica mais difícil”. No Quitinguta, a vegetação estava impedindo em 70% a passagem da água.
Eduardo informa que, em outras áreas, como as próximas ao Canal de São Bento e do Andreza, a água tem que ser preservada para garantir água para os animais e para a população. “Estamos limpando a comporta do Canal de Caxexa e, depois, dando sequência, vamos continuar a limpeza dos Canais do Jenipapo, Pensamento, Maravilha, Cambaíba e Quitinguta. Também, já limpamos as bases das pontes de Pitangueiras e dos Nogueira, sobre o Canal de Coqueiros”, disse o secretário.
Ele lembrou que intervenções também serão feitas em Ponta Grossa dos Fidalgos e, assim que for estabilizada a situação da Baixada Campista, uma equipe irá atender Santo Eduardo. na região norte. “Nunca tivemos uma estrutura tão boa de máquinas para atuar nesta questão de limpeza de dragagem de canais como agora. No Esplanada, por exemplo, onde o canal estava obstruído por lixo, pudemos resolver a situação no mesmo dia”.
- Vamos estudar uma forma de melhorar o escoamento da Lagoa Feia para melhorar o escoamento do Canal das Flechas. O trabalho de drenagem de Durinho da Valeta não foi concluído pelo Inea com os recursos do PAC. Tem que fazer a água do Caxexa subir o Canal das Flechas para escoamento da lagoa. É uma sugestão dos pescadores e do próprio Sindicato dos Produtores Rurais – finaliza o secretário, lembrando que é fundamental que o Inea conclua os trabalhos iniciados porque possui equipamento adequado.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18