Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária orienta integrantes do Projeto Vitalidade
A Vigilância Sanitária (Visa) realizou palestra direcionada aos participantes do Projeto Vitalidade, no auditório do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O médico veterinário e fiscal de Saúde Pública, Vinícius Alves, e a Educadora Sanitária, Ana Paula Siqueira Melo, abordaram o tema “Intoxicação Alimentar: mal que se pode evitar”. A palestra aconteceu na na sexta-feira (6).
De acordo com Ana Paula, alguns cuidados, tanto em casa, quanto nas viagens, podem ser fundamentais para a prevenção de doenças. “Ter uma boa higiene, refrigerar os alimentos adequadamente, beber somente água filtrada ou fervida, ficar atento ao rótulo e prazo de validade dos alimentos, lavar frutas e verduras antes de ingeri-los, lavar as mãos antes e, depois da manipulação de alimentos, evitar o consumo de ovos, carnes, aves e pescados mal cozidos, por exemplo, são algumas das medidas necessárias”, orientou.
A educadora sanitária recomenda, também, observar sempre a organização e a limpeza das instalações, as condições de higiene do estabelecimento e dos funcionários. “Verifique se os funcionários utilizam proteção nos cabelos, se as unhas das mãos estão curtas e limpas, se os uniformes estão limpos e conservados. É preciso ficar atento, ainda, se os alimentos perecíveis, como pescados, carnes, iogurtes, entre outros, estão refrigerados na temperatura certa, se no estabelecimento há presença de moscas e sinais de outras pragas”, completou.
A intoxicação alimentar pode provocar vômitos, diarreias, dores abdominais, dor de cabeça, febre e, em alguns casos, alteração da visão e olhos inchados. As doenças transmissíveis por alimentos são adquiridas pela ingestão de comida e água contaminadas por microorganismos, toxinas ou outros agentes prejudiciais à saúde.
A coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-VISA), Vivian Lanunce, afirma que a Vigilância Sanitária cadastra os manipuladores de alimentos e os orienta sobre as formas adequadas de manipular os alimentos. “É importante lembrar que os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados. Não consuma alimentos de origem duvidosa ou que aparentem mal estado de higiene”, ressalta
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira