Notícia no detalhe
Conferência sobre preservação do Patrimônio Histórico neste sábado
Todas as entidades ligadas à arquitetura e à história, além de outras áreas de conhecimento, se reúnem neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Museu Histórico de Campos, no Solar Visconde de Araruama, para a II Conferência de Preservação do Patrimônio Histórico do município. O objetivo é debater e elaborar uma política pública voltada para a preservação do patrimônio histórico do município.
O presidente do Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal) e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico, professor Orávio de Campos, ressalta a importância da participação de especialistas na conferência. “Poderemos eleger os seis novos integrantes do conselho, cuja missão principal será a de rever as listagens de preservação de imóveis pelo Plano Diretor”.
A lei que reestrutura o Conselho o torna uma entidade deliberativa. “Nesse sentido, o governo avança nas definições das políticas de preservação do patrimônio material e imaterial, dividindo responsabilidades com a sociedade civil, daí a importância da participação das entidades de áreas específicas”.
A programação, publicada no Diário Oficial, inclui dois debates na parte da manhã com os conferencistas Cláudio Valadares, coordenador do projeto das obras de revitalização do centro histórico; e professor Leonardo Vasconcelos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), ambos especialistas no campo da preservação patrimonial.
Mesa redonda - À tarde, haverá uma mesa redonda para debater o tema: “Políticas de Preservação nos níveis Federal, Estadual e Municipal”. No final, serão tiradas as principais ações a serem inseridas no Plano Municipal de Cultura. O evento será encerrado com a eleição dos delegados e dos seis representantes da sociedade civil no novo Coppam.
Para participar, as entidades devem se inscrever e apresentar dois delegados, através do e-mail: culturacamposrj@gmail.com ou, presencialmente, no Museu Histórico, das 10 às 17 horas ou, ainda, na Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, Altos. Mesmo online, as inscrições deverão ser confirmadas no próprio local a partir das 8 horas da manhã.
Orávio informa, ainda, que, pelo decreto da conferência, poderá participar, inclusive, com direito a voz, qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, mas sem direito a voto. “Por certo, teremos, a partir desta conferência, uma política mais realista e racional com relação ao patrimônio histórico”.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18