Notícia no detalhe
Conferência sobre preservação do Patrimônio Histórico neste sábado
Todas as entidades ligadas à arquitetura e à história, além de outras áreas de conhecimento, se reúnem neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Museu Histórico de Campos, no Solar Visconde de Araruama, para a II Conferência de Preservação do Patrimônio Histórico do município. O objetivo é debater e elaborar uma política pública voltada para a preservação do patrimônio histórico do município.
O presidente do Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal) e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico, professor Orávio de Campos, ressalta a importância da participação de especialistas na conferência. “Poderemos eleger os seis novos integrantes do conselho, cuja missão principal será a de rever as listagens de preservação de imóveis pelo Plano Diretor”.
A lei que reestrutura o Conselho o torna uma entidade deliberativa. “Nesse sentido, o governo avança nas definições das políticas de preservação do patrimônio material e imaterial, dividindo responsabilidades com a sociedade civil, daí a importância da participação das entidades de áreas específicas”.
A programação, publicada no Diário Oficial, inclui dois debates na parte da manhã com os conferencistas Cláudio Valadares, coordenador do projeto das obras de revitalização do centro histórico; e professor Leonardo Vasconcelos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), ambos especialistas no campo da preservação patrimonial.
Mesa redonda - À tarde, haverá uma mesa redonda para debater o tema: “Políticas de Preservação nos níveis Federal, Estadual e Municipal”. No final, serão tiradas as principais ações a serem inseridas no Plano Municipal de Cultura. O evento será encerrado com a eleição dos delegados e dos seis representantes da sociedade civil no novo Coppam.
Para participar, as entidades devem se inscrever e apresentar dois delegados, através do e-mail: culturacamposrj@gmail.com ou, presencialmente, no Museu Histórico, das 10 às 17 horas ou, ainda, na Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, Altos. Mesmo online, as inscrições deverão ser confirmadas no próprio local a partir das 8 horas da manhã.
Orávio informa, ainda, que, pelo decreto da conferência, poderá participar, inclusive, com direito a voz, qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, mas sem direito a voto. “Por certo, teremos, a partir desta conferência, uma política mais realista e racional com relação ao patrimônio histórico”.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
- 28/10/2025 14:49:49 Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
- 28/10/2025 14:24:03 Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
- 28/10/2025 10:58:07 Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
2810 14h49Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
2810 14h24Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
2810 10h58Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















