Notícia no detalhe
Conferência sobre preservação do Patrimônio Histórico neste sábado
Todas as entidades ligadas à arquitetura e à história, além de outras áreas de conhecimento, se reúnem neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Museu Histórico de Campos, no Solar Visconde de Araruama, para a II Conferência de Preservação do Patrimônio Histórico do município. O objetivo é debater e elaborar uma política pública voltada para a preservação do patrimônio histórico do município.
O presidente do Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal) e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico, professor Orávio de Campos, ressalta a importância da participação de especialistas na conferência. “Poderemos eleger os seis novos integrantes do conselho, cuja missão principal será a de rever as listagens de preservação de imóveis pelo Plano Diretor”.
A lei que reestrutura o Conselho o torna uma entidade deliberativa. “Nesse sentido, o governo avança nas definições das políticas de preservação do patrimônio material e imaterial, dividindo responsabilidades com a sociedade civil, daí a importância da participação das entidades de áreas específicas”.
A programação, publicada no Diário Oficial, inclui dois debates na parte da manhã com os conferencistas Cláudio Valadares, coordenador do projeto das obras de revitalização do centro histórico; e professor Leonardo Vasconcelos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), ambos especialistas no campo da preservação patrimonial.
Mesa redonda - À tarde, haverá uma mesa redonda para debater o tema: “Políticas de Preservação nos níveis Federal, Estadual e Municipal”. No final, serão tiradas as principais ações a serem inseridas no Plano Municipal de Cultura. O evento será encerrado com a eleição dos delegados e dos seis representantes da sociedade civil no novo Coppam.
Para participar, as entidades devem se inscrever e apresentar dois delegados, através do e-mail: culturacamposrj@gmail.com ou, presencialmente, no Museu Histórico, das 10 às 17 horas ou, ainda, na Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, Altos. Mesmo online, as inscrições deverão ser confirmadas no próprio local a partir das 8 horas da manhã.
Orávio informa, ainda, que, pelo decreto da conferência, poderá participar, inclusive, com direito a voz, qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, mas sem direito a voto. “Por certo, teremos, a partir desta conferência, uma política mais realista e racional com relação ao patrimônio histórico”.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/12/2024 12:31:35 Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
- 25/12/2024 12:12:29 Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
- 25/12/2024 11:58:09 Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
- 24/12/2024 16:06:48 Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
- 24/12/2024 15:34:46 LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
2512 12h12Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
2512 11h58Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
2412 16h06Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
2412 15h34LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro