Notícia no detalhe
Procon orienta para compras em empresas em situação de falência
Diariamente, em todas as cidades do Brasil, são criadas diversas empresas, mas também várias outras fecham suas portas ou por incompetência de seus gestores ou por retração do segmento de mercado a qual pertence. Como o consumidor pode se prevenir de comprar em uma dessas empresas, pois não detém informações confiáveis para poder fazer uma análise segura?
O a secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) recebe constantes reclamações de empresas que estão em situação pré-falimentar e causam transtornos aos consumidores inexperientes. Em tese não há como se prever o declínio financeiro e a conseqüente “quebra” de uma empresa, mas alguns cuidados podem ser tomados:
— As lojas físicas são mais acessíveis, e, portanto, mais fáceis de identificar um problema, como falta de mercadoria, baixo estoque e instalações inadequadas. A orientação para os consumidores é que comprem em empresas de reconhecida credibilidade no mercado, que fiquem atentos às informações veiculadas na imprensa e, ao menor sinal de descumprimento da obrigação, contate o Procon/Campos ou outro órgão de proteção do consumidor, orientou a secretária-executiva do Procon-Campos, Rosângela Tavares.
Rosângela ainda lembra outras considerações para o caso do consumidor que tem pendências com empresa que fechou ou entrou com pedido de falência. Segundo ela, havendo declaração de falência, é importante identificar e procurar conversar com o síndico da massa falida e se possível em grupo. O síndico normalmente estabelece orientações sobre o procedimento a ser observado. Se o serviço foi realizado, os pagamentos seguem normalmente. Se não, geralmente suspende-se o pagamento e por meio de advogado procede-se o que se chama de "habilitação" que vem a ser a inscrição no rol dos credores.
— As pessoas lesadas pela falência ou fechamento podem também obter informações sobre a empresa quando comercial, na junta comercial e quando civil, nos cartórios, visando a identificação dos sócios ou proprietários e a conseqüente desconsideração da personalidade jurídica pelo judiciário para ressarcir prejuízos causados aos consumidores. Se possível, deve tentar identificar se outra empresa do ramo está adquirindo a "carteira" em aberto. Em geral, essa informação é repassada pela própria empresa. Quando uma empresa sob ação fiscalizatória do Banco Central (como por exemplo, Consórcios, Bancos e Financeiras) se encontra em processo de liquidação, o consumidor deve recorrer ao próprio Banco Central para a devida orientação a respeito do assunto, acrescentou a secretária.
O Procon/Campos vem recebendo muitas reclamações em face da empresa H-Buster (H-Buster Indústria e comércio S/A) e, em razão da dificuldade na resolução dos casos apresentados, o órgão municipal de defesa do consumidor noticiou o fato ao Ministério Público, visando que, preventivamente, sejam adotadas medidas para evitar lesão aos consumidores, notadamente nesse período de muitas compras.
De acordo com Rosangela Tavares, o consumidor que identificar qualquer anormalidade deve comunicar o fato imediatamente ao órgão.
— O Procon/Campos tentou por inúmeras vezes solucionar o problema dos consumidores, mas a empresa, em resposta ao órgão, alegou que está em Recuperação Judicial e passando por dificuldades financeiras. Em face dessas dificuldades a empresa não está trocando mercadorias e nem reembolsando os consumidores, se dispondo apenas a fazer o conserto dos produtos com vício, e mesmo assim não dispõe de assistência técnica na cidade e nem disponibiliza um código de postagem. Não nos conformamos com essa informação da empresa e vamos buscar de todas as formas resguardar o direito dos consumidores campistas”, destacou Rosângela.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18