Notícia no detalhe
Mais de R$ 5,8 milhões para retirar famílias do risco social
O Renda Mínima – Risco Social é um programa municipal de transferência direta de renda, que beneficia mensalmente famílias em vulnerabilidade socioeconômica com um salário mínimo. O benefício é dado por um prazo de três meses, podendo ser renovado por igual período. O objetivo, conforme o secretário da Família e Assistência Social de Campos, Geraldo Venâncio, é assistir família que passam por uma situação de vulnerabilidade devido a repentino desemprego ou ausência de renda. De 2009 a 2012, foram investidos R$ 5.868.677,00 no Renda Mínima.
Os usuários são acompanhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). Durante o período em que recebem o benefício, passam por cursos de inclusão produtiva e de capacitação para o mercado de trabalho, além de terem garantido o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social, de forma a terem condições de superar a vulnerabilidade. Hoje, a Família e Assistência Social atende a 270 famílias com o Renda Mínima.
No final do ano passado, Luiz Augusto Corrêa dos Santos, 47 anos, perdeu a esposa, passou a cuidar sozinhos dos filhos (uma menina que hoje tem 12 anos e um rapaz de 16 anos) e, ao mesmo tempo, descobriu que estava com um sopro no coração e que não poderia continuar a trabalhar com reciclagem, devido ao esforço físico que o serviço requeria. A Prefeitura incluiu o senhor no Cheque Cidadão, no Bolsa Família e no Renda Mínima.
“Com o dinheiro do Renda Mínima, eu queria ajeitar minha casa; mas, depois que fiz alguns cursos, resolvi comprar uma máquina de algodão doce e uma moenda para fazer caldo de cana. Com o dinheiro, ainda consegui comprar um golzinho caixote, que uso para levar o material para as festas. Passei a vender algodão doce e caldo de cana nas festas da região e também me contratam para festas de aniversários. Na primeira festa que fui trabalhar, em Donana, depois da festa de São Sebastião, não tinha dinheiro nem pra comprar o açúcar, porque tinha investido tudo nas máquinas. Recebi o Renda Mínima por seis meses e, com o benefício, consegui ajeitar um modo de trabalhar e ter uma renda para criar os meus filhos”, contou o senhor, que mora em Nova Goitacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















