Notícia no detalhe
Mais de 600 alunos se formam no Programa Brasil Alfabetizado
Seiscentos jovens do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) concluíram o curso. A formatura de estudantes do programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), aconteceu na noite da última quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Adultos e idosos foram alfabetizados e receberam certificados de alfabetização.
O Programa Brasil Alfabetizado é direcionado à alfabetização de jovens, adultos e idosos, e desenvolve a cidadania, além de estimular o interesse pela elevação da escolaridade. Ele é desenvolvido em todo o território do Brasil, atendendo de forma prioritária aqueles municípios que possuem uma alta taxa de analfabetismo.
Em Campos, 1.066 estudantes fizeram parte dessa edição de 2013 do Programa, que conta com a parceria da Smece. Os 600 formandos receberam certificados e, agora, estão diretamente inseridos na Educação de Jovens e Adultos, para continuarem seus estudos. “A maior parte dos alunos são idosos – pessoas que, na época em que deveriam ser alfabetizadas, a alfabetização não era algo obrigatório. Além disso, um dos principais motivos que levam as pessoas a não se alfabetizarem é o trabalho. Porque têm que trabalhar, elas se afastam da escola”, comentou a gestora local do PBA, Verônica Gomes.
Nesta edição de 2013, que durou oito meses, o Programa contou com uma equipe de 69 profissionais, formada por professores alfabetizadores e por coordenadores. O sistema de ensino aplicado aos estudantes é baseado na pedagogia difundida por Paulo Freire, especialmente montada para um público que está fora das salas de aula. “A gente faz uma adaptação do letramento para jovens e adultos, de acordo com as instruções de Paulo Freire. As aulas do Programa acontecem em escolas públicas, associações de moradores e igrejas, localizadas em todo o município de Campos – tanto na zona rural quanto na zona urbana. O município aguarda a aprovação do MEC para o próximo ciclo do Programa, para que haja a liberação do edital de seleção de novos alfabetizadores e coordenadores”, explicou a gestora do Programa.
Verônica também pontuou que as pessoas que desejarem se alfabetizar devem se dirigir, em 2014, à sede da Smece, ou procurar os próximos alfabetizadores e coordenadores do Programa. A data para as inscrições na próxima fase do PBA ainda não está definida, mas é possível que seja no mês de março de 2014. “O município está empenhado, junto ao MEC, na resolução do problema da não-alfabetização. Nunca é tarde para se exercer a cidadania de forma integral”, acrescentou Verônica.
O Programa Brasil Alfabetizado reconhece a educação como direito humano e reconhece a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. Dessa forma, o Programa apoia técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos, que são apresentados pelos Estados, Municípios e Distrito Federal do Brasil.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
1009 11h17Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira