Notícia no detalhe
Mercado: Reforma e restauração do prédio histórico começam em 2014
A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal de Campos, onde trabalham em torno de 600 pessoas, está prestes a começar. Orçado em R$ 14,4 milhões, o projeto prevê a recuperação da estrutura e também a preservação de detalhes de época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido. Além dos reparos na alvenaria, também serão feitas intervenções nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, no vigamento e na estrutura que suporta o telhado, substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo. A fachada arquitetônica ficará o mais próximo possível do projeto original do prédio, inaugurado na década de 20.
— Estamos com tudo pronto para iniciar as obras, que já foram licitadas e já tem os recursos disponíveis, mas, em atendimento ao que determinou a prefeita Rosinha Garotinho, estamos concentrando esforços, para que tanto os feirantes como os comerciantes e o público, tenham o menor transtorno possível com a mudança temporária dos locais de suas atividades durante as obras, explicou o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto.
Para acolher os comerciantes, está sendo preparado um espaço provisório. Ao todo estão sendo construídas 573 bancas em uma área coberta de 2.660 metros quadrados. As bancas contam com estrutura de tela galvanizada ondulada em alta resistência.
— A estrutura é necessária, porque todo o Mercado Municipal vai passar por obras de reforma, por isso, os boxes e feira livre deverão, aos poucos, serem esvaziados, destacou o secretário.
O espaço está adaptado com uma estrutura de três contêineres frigoríficos, além de banheiros químicos para os comerciantes. Outra parte da obra provisória vai abrigar os permissionários do Shopping Popular Michel Haddad.
Inaugurado em 15 de setembro de 1921, o prédio do Mercado Municipal tem uma arquitetura francesa, que seria baseada no Mercado de Nice. O prefeito Luiz Sobral fez uma viagem à França, se encantou com o prédio do mercado do país europeu e resolveu copiar em Campos. Na volta, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo.
Os fregueses que passam pelo Mercado Municipal, encontram no local, além de hortaliças e carnes, o tradicional chuvisco, pastel, cachaça, canjica, melado, goiabada, artigos religiosos e outros produtos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















