Notícia no detalhe
Mercado: Reforma e restauração do prédio histórico começam em 2014
A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal de Campos, onde trabalham em torno de 600 pessoas, está prestes a começar. Orçado em R$ 14,4 milhões, o projeto prevê a recuperação da estrutura e também a preservação de detalhes de época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido. Além dos reparos na alvenaria, também serão feitas intervenções nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, no vigamento e na estrutura que suporta o telhado, substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo. A fachada arquitetônica ficará o mais próximo possível do projeto original do prédio, inaugurado na década de 20.
— Estamos com tudo pronto para iniciar as obras, que já foram licitadas e já tem os recursos disponíveis, mas, em atendimento ao que determinou a prefeita Rosinha Garotinho, estamos concentrando esforços, para que tanto os feirantes como os comerciantes e o público, tenham o menor transtorno possível com a mudança temporária dos locais de suas atividades durante as obras, explicou o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto.
Para acolher os comerciantes, está sendo preparado um espaço provisório. Ao todo estão sendo construídas 573 bancas em uma área coberta de 2.660 metros quadrados. As bancas contam com estrutura de tela galvanizada ondulada em alta resistência.
— A estrutura é necessária, porque todo o Mercado Municipal vai passar por obras de reforma, por isso, os boxes e feira livre deverão, aos poucos, serem esvaziados, destacou o secretário.
O espaço está adaptado com uma estrutura de três contêineres frigoríficos, além de banheiros químicos para os comerciantes. Outra parte da obra provisória vai abrigar os permissionários do Shopping Popular Michel Haddad.
Inaugurado em 15 de setembro de 1921, o prédio do Mercado Municipal tem uma arquitetura francesa, que seria baseada no Mercado de Nice. O prefeito Luiz Sobral fez uma viagem à França, se encantou com o prédio do mercado do país europeu e resolveu copiar em Campos. Na volta, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo.
Os fregueses que passam pelo Mercado Municipal, encontram no local, além de hortaliças e carnes, o tradicional chuvisco, pastel, cachaça, canjica, melado, goiabada, artigos religiosos e outros produtos.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro