Notícia no detalhe
ANTT realiza em Campos outra audiência sobre ferrovia da FCA
Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram nesta segunda-feira (13) na Universidade Cândido Mendes, em Campos, mais uma audiência pública para debater com a sociedade civil e autoridades o destino da Ferrovia que liga o Rio de Janeiro a Vitória, e que passa por Campos, mas que está desativada pela FCA há mais de 12 anos. O presidente do Instituto Municipal de Transito e Transportes (IMTT), Álvaro Oliveira, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, ratificou o interesse do município em utilizar trecho da via férrea para o transporte de passageiros entre o distrito de Ururaí e o de Travessão, com a sessão Guarus, o mais populoso da cidade, com cerca de 220 mil habitantes. Álvaro ratificou ainda o interesse da Prefeitura em explorar o Ramal da Linha Mineira, entre Campos e São Fidélis.
Dirigentes de entidades do setor ferroviário e gestores de municípios do Vale do Paraíba e de Minas Gerais, cortados por ramais ferroviários da antiga Superintendência Regional da RFFSA com sede em Campos, bem como os deputados Paulo Feijó (federal) e Roberto Henriques (estadual), professores e ex-ferroviários, defenderam a reativação do ramal tanto para transporte de passageiros como transporte de cargas, em função dos grandes empreendimentos que se instalam na região. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários, Paulo de Tarso, questionou a informação da FCA, apresentada pelos técnicos da ANTT, de que o ramal é economicamente inviável para o transporte de cargas.
- No ano de 2006, quando a FCA desativou irregularmente, contrariando o edital de concessão, a ferrovia que liga o Rio a Vitória, foi difícil acreditar no que assistimos, porque o sindicato fez levantamento e apresentou provas de que a região já tinha na época demandas de cargas para o transporte ferroviário entre Campos e Itaboraí -, questionou o sindicalista.
O deputado Paulo Feijó e o professor universitário, o economista Alexandre Delvaux, egressos da extinta RFFSA, criticaram a modalidade de multa aplicada pela ANTT à FCA pelo abandono do patrimônio ferroviário que é caro. “Não entendo essa multa que a empresa paga a ela mesma, em forma de investimento nos ramais concedidos, o que é uma obrigação inerente ao contrato de concessão, e que estão sucateados”
O subsecretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, mencionou os trechos do ramal entre Campos e Barão de Camargos (MG) e entre Campos e Itaboraí, que estão sendo invadidos. – A ANTT e a FCA deve encaminhar por ofício o número dos respectivos processos requerendo da Justiça a reintegração de posse das áreas com faixas de domínio das ferrovias que foram arrancadas e invadidas”. Pinho, o deputado Roberto Henriques e o presidente da Associação dos Ferroviários, José Alencar, criticaram a ANTT por não ter convidado prefeitos de todos os municípios cortados pelos ramais ferroviários. “Quero solicitar que por não terem sido convidados, que a ANTT realize no Rio, uma audiência pública para que outros deputados da Alerj e estes prefeitos e vereadores possam participar”, reclamou Delmo Pinho.
Pleito da prefeita já acolhido pelo ministro dos Transportes
A audiência no entanto ocorreu, a despeito do pleito da Prefeita Rosinha Garotinho já ter sido acolhido desde o ano passado pelo ministro dos Transportes, César Borges que, ao ter a afirmação do interesse da FCA em devolver o trecho sob concessão, deu diretrizes à própria ANTT para agilizar junto da FCA o processo de autorização para o transporte de passageiros no trecho solicitado no âmbito do município.
Como parte do entendimento, no final de 2013, uma comitiva de gestores e técnicos da FCA de Belo Horizonte esteve no Gabinete da Prefeita para tratar de detalhes do projeto. A Prefeita solicitou como compensação, já que a FCA foi multada em R$ 750 milhões pelo sucateamento de ramais, que como compensação a Campos, que a empresa entregue o trecho da ferrovia em condições de tráfego e com uma composição formada por três vagões e duas locomotivas para implementar o trem de passageiros.
Na ocasião, a FCA informou que não tem vagões de passageiros e quem nem poderia operar o trem, já que sua expertise é o transporte de cargas. Ficou então acordado que a empresa analisaria a proposta. Rosinha pediu que fosse preparado o trecho porque a operação do trem seria solucionado através de parceria com a CBTU, que é do governo federal ou com a contratação de empresa de logística ferroviária.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira