Notícia no detalhe
EJA: oportunidade para jovens e adultos concluírem os estudos
Uma das alunas da Educação de Jovens e Adultos, que concluíram seus estudos no final de 2013, é Núbia Tavares, de 45 anos. Núbia estava sem estudar há 33 anos e concluiu o Ensino Fundamental através da EJA, no polo localizado na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral. Agora, ela vai iniciar o Ensino Médio, também através da EJA, e se programa para ingressar na faculdade e fazer o curso de Serviço Social, logo em seguida.
- Quando era nova, precisei parar de estudar para trabalhar. Depois, preferi pagar a faculdade para minha filha e, quando ela se formou, disse que estava no meu momento de estudos. Apesar de eu ter tido muita vergonha por voltar a estudar com esta idade, eu voltei, fui muito bem aceita e concluí o Ensino Fundamental. Agora, não quero parar mais. A EJA me ajudou muito, foi excelente - afirma Núbia.
Para Núbia, a Educação de Jovens e Adultos é uma grande oportunidade para as pessoas mais velhas que desejam terminar os estudos. “Uma pessoa mais velha não precisa levar muito tempo concluindo a escolaridade, porque não precisa fazer uma série, apenas, por ano. Na EJA, a pessoa pode fazer duas séries por ano. É um grande aprendizado”, destaca.
Ela acrescenta que na sua turma tinham pessoas que nem sabiam o alfabeto. “Elas concluíram os estudos do Ensino Fundamental sabendo tudo”, completa.
A Educação de Jovens e Adultos é composta por nove fases, sendo que a primeira fase corresponde à alfabetização e a última fase, ao 9º ano do Ensino Fundamental, que é a antiga 8ª série. Um ano de estudos da EJA corresponde a dois anos de estudo no sistema convencional de ensino.
A principal proposta da EJA é promover o resgate da cidadania, dando às pessoas o direito de prosseguir seus estudos. “A Educação de Jovens e Adultos é para as pessoas que tiveram negada a oportunidade de estudar. Esta modalidade oferece o direito ao estudo, que foi negado a essas pessoas, em alguma época”, disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Rutilane Alves.
A EJA, que integra o processo educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), atualmente funciona em 26 escolas da rede municipal de ensino, atendendo a 3.500 alunos. A EJA faz parte da educação básica e é direcionada a alunos que tenham mais de 15 anos e que não puderam estudar na época certa.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18