Notícia no detalhe
Vigilância orienta sobre cuidados na venda e alimentos
Em um trabalho educativo para prevenir a ocorrência de infrações por parte dos ambulantes, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde estarão atuando durante os cinco dias de programação da 51? Expoagro com distribuição de folderes e orientação para os ambulantes. “Eles também foram orientados para o uso de materiais descartáveis como copos, pratos, talheres e canudos encapados, conforme a Lei Municipal 7997/08, além de palitos embalados individualmente", informou o diretor do orgão, Waldir Rodrigues Simões.
Segundo Waldir Simões, o asseio corporal é uma das exigências que merece atenção especial por parte dos comerciantes. “Lavar as mãos com sabão para o atendimento ao público, evitar o manuseio direto de alimentos (sem a utilização de luvas, guardanapos ou utensílios), cobrir os cabelos, não usar adornos pessoais (como pulseiras, fivelas, brincos, colares e anéis), estar com o cartão de vacina em dia, usar calçados fechados e não manusear dinheiro se estiver prestando atendimento aos clientes são alguns dos procedimentos que devem ser seguidos. Uniforme adequado à atividade que estiver sendo realizada e unhas limpas, curtas e sem pintura são outras recomendações”, frisa o diretor da Vigilância Sanitária, acrescentando que os vendedores ambulantes não devem fumar e mascar gomas.
Para o ambiente, lixeiras com pedal, ausência de poeira, recipientes devidamente cobertos, canudos e palitos ancapados, utilização de material descartável e a proibição da varrição a seco. A lavagem de latas e garrafas plásticas de bebidas antes do refrigeramento em freezer ou isopor também devem fazem parte das recomendações da Vigilância Sanitária.
- O ambiente tem que estar bem higienizado e dispor de abastecimento de água potável. Além disso, é importantíssimo lembrar que não se deve reutilizar palitos de churrasquinhos e não comercializar bebidas em garrafas e copos de vidro, além de ser proibido o corte de alimentos em via pública - acrescentou o diretor.
Waldir Simões lembra, ainda, que o consumidor pode exigir não ter seu alimento preparado por alguém que está manipulando dinheiro, consumir apenas nas barracas em que todos trabalham uniformizados e em que os alimentos sejam preparados com água potável, além de ficar atento aos odores dos alimentos. " E muito importante verificar se a comida ou aperitivo estão frescos, porque a intoxicação alimentar pode causar até morte", destacou o diretor da Vigilância Sanitária.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















