Notícia no detalhe
Capela de Santo Amaro do Limão doada pela Farmisa
A demarcação da área no entorno da Capela de Santo Amaro, na antiga Estrada do Engenho do Limão, em Goitacazes, foi realizada na quinta-feira (23) cumprindo parecer do Ministério Público, por uma equipe do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), órgão ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
A capela, ora em estado de ruínas, decorrência do declínio com as atividades agrícolas da empresa Fazendas Reunidas Miranda S.A (Farmisa), ficou abandonada no meio das antigas terras que, antes, eram destinadas ao plantio de cana de açúcar. A ação no Ministério Público, de 2008, objetiva a preservação desse importante patrimônio da história religiosa da Baixada.
Para o presidente do Coppam, Orávio de Campos, trata-se de um avanço. “Afinal, a capela de Santo Amaro é o que resta do decantado Engenho do Limão, o terceiro mais antigo do Brasil, perdendo apenas para os engenhos de Quissamã e de Barcelos e,só por este fato, já justificaria sua preservação enquanto patrimônio histórico do Município”.
- A empresa Farmisa está cedendo o templo, através de um comodato por 99 anos, dentro de uma área de 900 metros quadrados, para que seja devidamente restaurado e volte a servir de base de apoio para os fiéis católicos da Baixada Campista – diz Orávio.
Os conselheiros Carlos Freitas e Larissa Manhães, da Fundação Jornalista Oswaldo Lima; o arquiteto César Romero Braga, da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura; a artesã Vera Vasconcelos e o empresário Marcos Barbosa de Abreu, da Farmisa.
Histórico - A capela, construída a partir de 1884 e inaugurada em 15 de janeiro de 1888, sendo o último ato de escravos na região, antes da abolição da escravatura ocorrida meses depois, é considerada uma relíquia da arquitetura eclética e ganha importância pelo seu desenho octogonal – raríssimo em termos de construção de igrejas no município. O engenho do Limão data de 1880 e reunia os principais produtores de cana de açúcar da Baixada Campista.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















