Notícia no detalhe
Pesquisa Aponta: Teor de selênio baixo em doadores
Pesquisa promovida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) aponta baixo teor de selênio em amostras de sangue de doadores do Hemocentro Regional de Campos. A deficiência do selênio é associada a doenças cardíacas, problemas nas articulações e na estrutura óssea.
De acordo com a gerente administrativa do Hemocentro, Sheila Terra, o trabalho começou a ser feito em 2008 e, agora, foi apresentado pela orientadora da universidade. “Os doadores eram abordados e convidados a participar da pesquisa. A equipe colheu informações sobre hábitos alimentares, No momento do convite era passado todo objetivo do trabalho e a importância da identificação do teor de selênio no corpo”, comentou.
O trabalho do Programa de Pós-Graduação e Produção Vegetal da mestranda Jaqueline Batista da Silva, constatou que 65% de um universo de 200 doadores com faixa etária de 18 a 65 anos do Hemocentro Regional de Campos, que participaram da pesquisa, apresentam teores de selênio no sangue abaixo de 80ng/g. “Medidas são necessárias para corrigir esta deficiência nutricional e prevenir as conseqüências que ela acarretará”, disse Jaqueline.
A responsável técnica do Hemocentro, Laura Duarte, está promovendo um trabalho para conscientizar os doadores. “Nosso pessoal está espalhando cartazes e conversando com os doadores sobre os alimentos ricos em selênio e o quanto ele é importante”, falou.
O selênio é constituído de enzimas com funções antioxidantes e pode proteger o coração, ao diminuir a viscosidade do sangue, reduzindo o risco de ataque cardíaco e de derrame. Além disso, o selênio aumenta a proporção de colesterol HDL ("bom") com relação ao LDL ("mau"), o que é fundamental para a manutenção de um coração saudável. O elemento é encontrado em abundância em peixes, carne de frango, carne bovina, ovos, pães e castanhas do Brasil e do Pará.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore