Notícia no detalhe
Baobá descoberto à margem do Canal Campos - Macaé
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), professor Orávio de Campos Soares, informou ao secretário do Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque, a confirmação da existência do único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, localizado na semana passada às margens do Canal Campos-Macaé. Orávio solicitou a preservação do espaço onde se encontra o baobá, que, por sua proposta, será submetida ao Conselho, na próxima reunião, propondo o tombamento da árvore como patrimônio Histórico e Cultural do Município.
A descoberta da árvore ocorreu depois de alguns anos de pesquisa. Este é o único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, mas sobre o qual não havia outras referências. Para Orávio, “o momento é para festejar”. O encontro da árvore ocorreu a partir de série de informações contidas no mapeamento realizado pelo viveirista Gilberto de Vasconcelos; descrita pelo guia Luiz Gustavo Pessanha, do Museu Casa de Quissamã, e, após, atualizada pela doutora Tetê Peixoto, da Uenf; e pelo pesquisador Wellington Cordeiro, do Uniflu-Fafic. A notícia, do encontro, em primeira mão, circulou pelas redes sociais.
A árvore - Com sua equipe, e em companhia do pesquisador Wellington Cordeiro e da secretária do Coppam, Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca, o presidente verificou que, embora sobrevivendo pelo menos há 170 anos numa área de intenso fluxo de veículos, absorvendo gás carbônico, as condições da árvore oriunda, ainda, da construção do Canal, em 1844, foram consideradas muito boas, mas carentes de alguns cuidados.
O professor Orávio de Campos, citando a obra “Na Taba dos Goytacazes”, de Hervé Salgado Rodrigues, enfatiza que não pode ser considerada coincidência que os únicos dois baobás da região norte-fluminense estejam situados às margens do Canal Campos-Macaé, próximos às propriedades do fazendeiro e autor de “Memória Topográfica e Histórica de Campos dos Goytacazes”, José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama.
É que as obras do Campos-Macaé, iniciadas em outubro de 1844, foram entregues e é bem provável que foram seus escravos encarregados da empreitada e que marcaram suas presenças com o plantio dos baobás. “Afinal, a espécie, registrada pela botânica com o nome de adansônia digitata, foi trazida, como semente, por sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto às suas religiões”.
- A árvore está lá, imensa, tronco largo, cheia de flores, frutos e sementes. Um verde mais profundo, no altiplano de sua copa, dá a impressão da existência de uma planta hospedeira. No fundo, indicando o noroeste, o Itaóca, vestido de azul neste tempo de verão, poderia contar histórias que os homens não registraram – disse o professor Orávio de Campos, para salientar a importância de um baobá na planície dos Goytacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira