Notícia no detalhe
Secretária de Educação anuncia ações para melhorar Ideb
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, se reuniu na manhã desta sexta-feira (9) com diretores de 32 escolas municipais para anunciar ações que serão implantadas e intensificadas no município para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estas unidades são assistidas pelo Plano Desenvolvimento Escolar (PDE), que tem como finalidade oferecer suporte para as escolas públicas que apresentaram baixo índice no Ideb. Além do recurso oferecido pelo PDE, a partir de agosto, as unidades também serão assistidas pelo Programa Mais Educação do governo federal.
O PDE é um programa do Ministério da Educação, que foi implantado em 32 escolas da rede municipal de Campos em virtude dos baixos índices apresentados pelo Ideb em 2007. Este ano, as escolas municipais atingiram a meta projetada pelo governo federal, contudo, a secretária informou que as ações serão intensificadas a fim melhorar ainda mais os próximos resultados. O Ideb é avaliado por meio do censo escolar; aprovação; reprovação e evasão de alunos e, também, pelos resultados obtidos na Provinha Brasil aplicada a cada dois anos nas escolas da rede pública do país.
O governo federal investe recursos, por meio do PDE, nas escolas com baixos índices de desenvolvimento. A proposta é intensificar as ações pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos alunos. O Programa Mais Educação, também, tem o objetivo de intensificar as ações pedagógicas para melhorar o ensino, porém, as atividades são focadas no reforço escolar com carga horária ampliada no contra turno da grade escolar dos alunos.
A Secretária de Educação anunciou, durante a reunião com os diretores, que as escolas que obtiveram notas baixas no Ideb deste ano, também, serão assistidas pelo PDE. Ela disse, ainda, que além do PDE, as unidades também serão assistidas pelo programa Mais Educação. A secretária anunciou investimentos que vêm sendo realizados pela prefeitura, entre eles, os novos materiais pedagógicos para os alunos da educação infantil, 1º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Plano de Cargos e Salários, reformas das escolas, entre outros investimentos.
- No Programa Mais Educação, será estimulada a educação integral. A carga horária dos alunos será aumentada em mais três horas. Além das ações pedagógicas, serão realizadas atividades complementares como oficinas de cultura e educação física. Estas e outras ações serão iniciadas e intensificadas a partir de agosto. Contudo, apesar dos investimentos federais e dos investimentos realizados pela prefeitura, só iremos melhorar o Ideb com o envolvimento de todos e comprometimento prioritário no pedagógico - , finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore