Notícia no detalhe
CCZ recebe reforço de material para combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu, esta semana, mais 750 tampas de caixa d’água, uma tonelada de arame para amarrar telas e 26 mil metros de tela para ajudar no combate à dengue. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sedec) enviou outras duas bombas costais, utilizadas em locais de difícil acesso, durante o trabalho de combate. Agora, o município passa a contar com 8 bombas costais e 6 carros-fumacê.
O material já está sendo utilizado pelos agentes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os soldados do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, também, continuam atuando em parceria com o CCZ, de segunda a domingo, no Centro da cidade, enquanto os agentes sanitários atuam nos demais bairros, fazendo o trabalho de rotina e eliminando pendências nos locais onde há maior infestação dos focos do mosquito.
- A gente esbarrava no problema jurídico em relação à entrada em terrenos, mas conseguimos fazer um acordo com o Ministério Público (MP). Quando não conseguíamos entrar em imóveis fechados, fazíamos ofício para o MP, pedindo apoio da força policial para entrar, mas isso levava cerca de três semanas. Com a autorização, resolvemos o problema na mesma semana. Os proprietários de imóveis e terrenos terão que se adequar às leis, principalmente, se houver iminência de causar problemas à saúde pública - alertou Salles.
O diretor do CCZ lembrou que a população deve seguir orientações básicas para evitar a proliferação do mosquito, como não deixar caixa d’água destampada, garrafas, copos descartáveis e pneus expostos. Ele afirmou que um dos erros mais frequentes cometidos pela população é impedir a entrada dos agentes nas casas ou mantê-las fechadas por muito tempo, atitudes que provocaram 40% de pendências em maio. “Deixar tampa de vaso sanitário aberta é outro pequeno detalhe que causa um grande estrago”, alertou Salles.
Telefone para médicos - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizou um novo número de telefone, exclusivo para o atendimento a médicos, através do qual os profissionais poderão notificar o órgão quando atenderem pacientes com suspeita de dengue. O objetivo é identificar, de imediato, o bairro em que reside o paciente, a fim de disparar o bloqueio epidemiológico, antes que haja a disseminação do mosquito aedes aegypti. O número é para ser utilizado apenas pela classe médica, por isso, não será divulgado ao público. Em casos de solicitação para fiscalização de terrenos e retirada de materiais inservíveis de imóveis, a população deve ligar para o telefone 0800 2828 822 ou 2732-6358.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















