Notícia no detalhe
Bolsa Família: atendimento reestruturado para fim das filas
A Secretaria da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, junto com a Gerência do Programa Bolsa Família, vêm reestruturando o atendimento aos beneficiários. O objetivo é acabar com as filas. Nas sextas-feiras, é feita a distribuição de senhas brancas (para triagem e atendimentos administrativos) e, nas segundas-feiras, senhas verdes (para atendimento social). A ideia, segundo o secretário, Geraldo Venâncio, é que o beneficiário do Bolsa Família seja atendido diretamente na Gerência, passando logo pela triagem e, havendo necessidade, ser logo encaminhado para o assistente social.
- As filas eram necessárias enquanto ocorria a reestruturação da prestação do serviço ao usuário, mas conseguimos organizar e agilizar o atendimento às mais de 50 mil pessoas inscritas no CadÚnico, que é o Cadastro Nacional para Programas Sociais e, no mês que vem, começaremos com as mudanças com a previsão de, já em maio, não mais haver filas no Bolsa Família -, declara o secretário.
Gerente do CadÚnico, Polyanna Belmont, diz que a distribuição de senhas, duas vezes por semana, foi indispensável para organizar a demanda do PBF. Ela diz que, em julho do ano passado, o Programa Bolsa Família passou para a Diretoria de Transferência de Renda e a nova Gerência fez várias alterações no funcionamento do programa. “As salas foram modificadas para atendimento individuais, aumentamos o número de visitas domiciliares diárias, que estavam muito atrasadas, com demanda desde 2010 e, hoje, já estamos finalizando as visitas pendentes de 2013".
- Simultaneamente, estamos com as visitas de 2014 em dia. Temos sala no térreo, para atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, e passamos de uma média de menos de 200 atendimentos sociais (com assistentes sociais) para mais 300 por semana. Antes, as pessoas também enfrentavam filas, mas o atendimento social era agendado para três meses. Hoje, a pessoa pega a senha verde para atendimento na semana seguinte. Agora nossa meta é que o usuário tenha atendimento imediato, só precisando retornar se, por exemplo, não estiver com todos os documentos exigidos para o serviço que demanda -, disse Belmont.
Segundo a gerente do CadÚnico, às sextas, é feita a distribuição de 500 senhas brancas, para o atendimento de 100 usuários em cada dia da semana seguinte. "Às segundas, distribuímos 300 senhas verdes, também para a semana seguinte. Houve a redistribuição das 87 senhas e eles serão atendidos na semana subsequente ao aniversário da cidade”.
A Gerência do Bolsa Família está iniciando o encaminhamento para o atendimento social – sem senha – de pessoas que passam pela triagem e necessitam do serviço. “Com isso, estamos diminuindo o número de pessoas que precisam pegar senhas verdes. Em breve, poderemos informar aos beneficiários do Bolsa Família que eles não precisarão mais nem das senhas brancas, e conseguiremos atingir nosso objetivo de atendimento imediato, será o fim das filas”, concluiu A chefe do Programa Bolsa Família, Flávia Comelli.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18