Notícia no detalhe
Inaugurado na Câmara Memorial do acervo do Monitor Campista
Numa solenidade histórica foi realizada no início da noite desta quarta-feira (16), no Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo de Campos, a solenidade de abertura do “Memorial Monitor Campista”, em exposição até o dia 30, das 8h às 18h. O evento marcou o retorno à cidade do acervo secular do terceiro mais antigo jornal do Brasil (fundado em 1834), que remonta há 175 anos da história da Vila de São Salvador, com reportagens até 2009 sobre eventos com escravos, sobre a elevação para a categoria de cidade de Campos dos Goytacazes, além de fatos históricos do estado do Rio, do Brasil e do mundo.
A Prefeita Rosinha Garotinho, que reuniu esforços junto do presidente da Câmara, Edson Batista, e dirigentes de entidades civis, como Associação de Imprensa Campista e Academia Campista de Letras, para o retorno do acervo do Rio para Campos, foi representada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino. O ato teve início com a execução do Hino Nacional e do Hino a Campos, pelos músicos da Banda do 8° Batalhão da Polícia Militar e a Orquestra Municipal de Campos da ONG Orquestrando a Vida.
Descerraram a placa inaugural o vereador Edson Batista, e a vereadora Linda Mara Silva, que encabeçaram o movimento no Legislativo pelo retorno do secular acervo do Monitor Campista para Campos. O valioso acervo consta reportagens desde antes de Campos ter sido elevada à categoria de cidade, sobre as nuances da vida política e dos ciclos econômicos do estado, as grandes guerras mundiais, a Proclamação da República, entre outros grandes fatos históricos.
- Entramos nessa luta com a Câmara para trazer de volta o acervo do Monitor Campista e, graças à união entre Câmara, Governo e entidades civis, acredito não fazer nem 90 dias e chegou o acervo que relata parte importante da história de Campos. Vamos trabalhar juntos com o Arquivo Público Municipal para viabilizar o material para pesquisa, mas já tem material digitalizado no Rio de Janeiro. É bom esclarecer que o fim da edição do jornal teve como cenário uma briga judicial provocada por outro jornal concorrente, que decidiu questionar a publicação do Diário Oficial do Município, através do Monitor por tantos anos, e o Monitor perdeu a causa. Como o serviço era importante para sua receita, acabou tendo dificuldades financeiras e isso contribuiu para o fechamento, enquanto o concorrente continua, mas trouxe prejuízo para a cidade por causa da perda desse patrimônio - declarou Suledil Bernardino.
Após a solenidade, o vereador Edson Batista abriu a sala onde está acondicionado o material que recebeu do Grupo Diários Associados, dono do Monitor. No total são 273 edições que ficam provisoriamente abrigadas em uma sala do Palácio Nilo Peçanha, especialmente adaptada para receber o Memorial Monitor Campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
- 28/10/2025 14:49:49 Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
- 28/10/2025 14:35:06 Processo seletivo do Senar e-Tec oferece cursos técnicos gratuitos em Campos
Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
2810 14h49Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
2810 14h24Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















