Notícia no detalhe
Inaugurado na Câmara Memorial do acervo do Monitor Campista
Numa solenidade histórica foi realizada no início da noite desta quarta-feira (16), no Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo de Campos, a solenidade de abertura do “Memorial Monitor Campista”, em exposição até o dia 30, das 8h às 18h. O evento marcou o retorno à cidade do acervo secular do terceiro mais antigo jornal do Brasil (fundado em 1834), que remonta há 175 anos da história da Vila de São Salvador, com reportagens até 2009 sobre eventos com escravos, sobre a elevação para a categoria de cidade de Campos dos Goytacazes, além de fatos históricos do estado do Rio, do Brasil e do mundo.
A Prefeita Rosinha Garotinho, que reuniu esforços junto do presidente da Câmara, Edson Batista, e dirigentes de entidades civis, como Associação de Imprensa Campista e Academia Campista de Letras, para o retorno do acervo do Rio para Campos, foi representada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino. O ato teve início com a execução do Hino Nacional e do Hino a Campos, pelos músicos da Banda do 8° Batalhão da Polícia Militar e a Orquestra Municipal de Campos da ONG Orquestrando a Vida.
Descerraram a placa inaugural o vereador Edson Batista, e a vereadora Linda Mara Silva, que encabeçaram o movimento no Legislativo pelo retorno do secular acervo do Monitor Campista para Campos. O valioso acervo consta reportagens desde antes de Campos ter sido elevada à categoria de cidade, sobre as nuances da vida política e dos ciclos econômicos do estado, as grandes guerras mundiais, a Proclamação da República, entre outros grandes fatos históricos.
- Entramos nessa luta com a Câmara para trazer de volta o acervo do Monitor Campista e, graças à união entre Câmara, Governo e entidades civis, acredito não fazer nem 90 dias e chegou o acervo que relata parte importante da história de Campos. Vamos trabalhar juntos com o Arquivo Público Municipal para viabilizar o material para pesquisa, mas já tem material digitalizado no Rio de Janeiro. É bom esclarecer que o fim da edição do jornal teve como cenário uma briga judicial provocada por outro jornal concorrente, que decidiu questionar a publicação do Diário Oficial do Município, através do Monitor por tantos anos, e o Monitor perdeu a causa. Como o serviço era importante para sua receita, acabou tendo dificuldades financeiras e isso contribuiu para o fechamento, enquanto o concorrente continua, mas trouxe prejuízo para a cidade por causa da perda desse patrimônio - declarou Suledil Bernardino.
Após a solenidade, o vereador Edson Batista abriu a sala onde está acondicionado o material que recebeu do Grupo Diários Associados, dono do Monitor. No total são 273 edições que ficam provisoriamente abrigadas em uma sala do Palácio Nilo Peçanha, especialmente adaptada para receber o Memorial Monitor Campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18