Notícia no detalhe
Festival de Curtas vai homenagear José Cândido de Carvalho
A Escola Municipal Santa Maria, localizada no distrito com o mesmo nome, na região norte do município, está desenvolvendo o projeto “Festival de Curtíssima Metragem: Uma homenagem a José Cândido de Carvalho”, que comemora o centenário do escritor campista este ano. O projeto é uma parceria entre a escola, a comunidade local e a Gerência de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Sob a coordenação do animador cultural Flávio Viana, que atua na Escola Santa Maria e no Espaço para Prática Artística-Funarte/Smece, o projeto é interdisciplinar, reunindo as áreas de Animação Cultural e de Língua Portuguesa. O livro “Olha para o céu, Frederico!”, do escritor campista, vem sendo estudado, de forma dinâmica, com os alunos e professores que atuam do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.
Cada turma participante do projeto adaptará, para a linguagem audiovisual, um capítulo de “Olha para o céu, Frederico!”. Assim, serão montados filmes curtas-metragens de 4 minutos de duração, cada um. Para isso, o projeto engloba em toda sua execução atividades como: o estudo da vida e da obra de José Cândido, práticas literárias, estudos sobre arte e bioética (direitos de imagem), captação de imagens, filmagens e projeções, e edição de audiovisual.
— Por que a linguagem audiovisual? Os estudantes poderão se ver nas telas e o audiovisual dá a oportunidade de voltar e fazer de novo. Vou filmar com eles dez vezes, até chegarmos ao objeto que a gente precisa. Eles vão usar figurinos e o estúdio de filmagens será a sala de aula, onde será montado o cenário. O aluno de comunidades e da zona rural já terá contato com a obra de José antes mesmo de iniciarem as comemorações pelo centenário.—, explica Flávio.
No dia 5 de agosto, num evento de estilo cinematográfico (com direito a tapete vermelho), o projeto vai premiar, com estatuetas, os estudantes participantes que ganharem destaque nas seguintes categorias: Melhor Curta, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Coadjuvante, Melhor Cenário e Melhor Figurino.
— Queremos potencializar o espaço no qual se aprende, que é a escola, além de trabalhar a interdisciplinaridade, que nos leva à compreensão e a concepções de vários elementos interpretativos do cotidiano.—, acrescenta Flávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 12:39:32 Construção do Parque Ecológico da Cidade segue a todo vapor
- 10/01/2025 10:40:51 Profissionais de saúde comemoram transformação da FMS em instituição de ensino
- 10/01/2025 09:31:02 Campos Mais Verde e Prefeitura farão plantio de manguezal na Ilha da Carapeba
- 10/01/2025 09:23:38 Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
- 10/01/2025 09:05:20 Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
Construção do Parque Ecológico da Cidade segue a todo vapor
1001 10h40Profissionais de saúde comemoram transformação da FMS em instituição de ensino
1001 09h31Campos Mais Verde e Prefeitura farão plantio de manguezal na Ilha da Carapeba
1001 09h23Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
1001 09h05Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira