Notícia no detalhe
Ações de combate a seca começam no município
Atendendo a reivindicações dos produtores rurais da Baixada Campista, que contabilizam prejuízos devido à estiagem que acomete o município há mais de 40 dias, as secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Obras e Urbanismo deram início na manhã desta sexta-feira (12) às ações emergenciais para amenizar os efeitos da seca.
A desobstrução de dois dos seis quilômetros de extensão do Canal Caxexo e abertura de cerca de 40 tanques foram iniciadas na localidade de Retiro, onde plantações de milho, aipim e cana de açúcar e a produção de leite e de boi de corte são as principais atividades. A expectativa é que, em uma semana, os trabalhos estejam concluídos e as propriedades com condições mínimas de enfrentar o período de estiagem.
Uma retro escavadeira da secretaria de Agricultura e outras três da Obras estarão trabalhando para a desobstrução do Canal Caxexo, que atende cerca de 100 produtores. Uma das máquinas contará com o auxílio de uma balsa para que a entrada do valão seja limpo. “Não vamos parar nem mesmo durante o Carnaval para atender, ao máximo, à solicitação dos produtores e à determinação da Prefeita Rosinha Garotinho para que estejamos unidos nesse apoio aos produtores. A limpeza dos canais é de responsabilidade do Estado, mas, mediante a necessidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) de retirar a máquina para manutenção, o município se mobilizou para ajudar os agricultores e produtores rurais. O Estado pára para o Carnaval, mas nós entendemos que não podemos parar neste, que é um momento crítico”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Soares.
De acordo com o presidente da Associação de Agricultores, Produtores Rurais e Amigos do 3° distrito, Ronan de Souza, no final de 2009 o Inea iniciou a limpeza do Canal das Flechas, mas o acúmulo às margens do valão de mato e lixo retirado dele acabou provocando o assoreamento do Canal Caxexo, que recebe água do Flecha. Com o canal obstruído e sem chuvas, os pequenos produtores começaram a sofrer com a estiagem. “Por quatro anos consecutivos, perdemos a produção por causa das cheias e agora estamos com plantações e criações de gado prejudicadas pela seca”, frisou Ronan.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira