Notícia no detalhe
Quase 90% da população urbana exposta à poluição do ar
O índice, que inclui 1.600 cidades de 91 países, conclui que a maioria das cidades do planeta não cumpre as diretrizes da OMS sobre níveis seguros de poluição do ar, ameaçando a saúde dos habitantes.
Com efeito, diz a organização, apenas 12% das pessoas que vivem nas cidades compreendidas no estudo respiram ar que respeita as diretrizes da OMS.
Cerca de metade da população urbana abrangida está exposta a níveis de poluição pelo menos 2,5 vezes mais altos do que a OMS recomenda.
Além disso, alerta a organização, na maioria das cidades com dados suficientes para uma comparação com anos anteriores, a situação está piorando.
Isso, apesar de haver cada vez mais cidades a monitorar a qualidade do ar, o que reflete crescente reconhecimento dos riscos da poluição do ar para a saúde.
A OMS atribui a deterioração da qualidade do ar à dependência dos combustíveis fósseis, como as centrais elétricas movidas a carvão, ao uso de veículos particulares motorizados, à ineficiência energética dos edifícios e ao uso de biomassa na cozinha e no aquecimento.
No entanto, o relatório destaca que algumas cidades têm feito melhorias significativas, demonstrando que a qualidade do ar pode ser melhorada com medidas como a proibição do uso de carvão para o aquecimento de edifícios, a utilização de combustíveis renováveis ou limpos para a produção de energia e a melhoria da eficiência dos motores dos veículos.
A OMS apela, por isso, aos países para que apliquem políticas de mitigação da poluição do ar e para que vigiem de perto a situação nas cidades de todo o mundo.
“Muitos centros urbanos estão hoje tão envolvidos em ar poluído que os seus horizontes são invisíveis, disse a diretora-geral adjunta da OMS para a Saúde da Família, Criança e Mulher, Flavia Bustreo.
Em abril, a OMS informou que a poluição do ar foi responsável pela morte de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos em 2012.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/07/2025 17:03:35 HFM realiza sessão clínica para residentes em Medicina Intensiva
- 15/07/2025 16:44:04 Ambulatório LGBTQIAPN+ leva informações a adolescentes do CRIAAD
- 15/07/2025 16:43:54 Saúde e Governo discutem novas ações para o Morar com Saúde
- 15/07/2025 15:57:23 Guarda faz operação no Mercado Municipal para melhor segurança e fluxo de pedestres
- 15/07/2025 15:47:01 Codemca realiza fiscalização em terrenos e quiosques abandonados
HFM realiza sessão clínica para residentes em Medicina Intensiva
1507 16h44Ambulatório LGBTQIAPN+ leva informações a adolescentes do CRIAAD
1507 16h43Saúde e Governo discutem novas ações para o Morar com Saúde
1507 15h57Guarda faz operação no Mercado Municipal para melhor segurança e fluxo de pedestres
1507 15h47Codemca realiza fiscalização em terrenos e quiosques abandonados
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho