Notícia no detalhe
Código de ética dos Procons tem minuta aprovada em reunião
Mais um tema foi debatido na VIII reunião da Senacon em conjunto com o ProconsBrasil e os órgãos de defesa do consumidor de todo o País, com minuta do código de ética dos Procons aprovada. Essa importante ferramenta visa assegurar as obrigações desses profissionais e a honestidade de propósito dos servidores que atuarem na proteção e defesa do consumidor.
Dentre outras recomendações foram abordadas: receber patrocínio privado para realização de eventos; comportamento diante dos órgãos de comunicação; preservar o nome, imagem e reputação do órgão; padronizar as ações, procedimentos e decisões; regras de conduta e limites profissionais; documentação de todos os documentos executados pelos diversos setores do órgão.
Para a secretária executiva do Procon Campos, Rosangela Tavares, esse código de ética, já praticado no órgão campista, trará mais segurança nos procedimentos adotados. “Primamos pelo profissionalismo, comprometimento e eficiência em todos os nossos departamentos. Além disso, damos total publicidade aos nossos atos, para que a população possa acompanhar, avaliar e contestar nossa atuação. Buscamos a total transparência de tudo que realizamos”, destaca Rosangela Tavares.
Para garantir a segurança na atuação dos fiscais, fica recomendada a atuação, sempre que possível, de dois ou mais fiscais. A atuação de apenas um fiscal não configura lesão ao código de defesa do consumidor mas, a presença de outro colega reforça e credencia seu trabalho, que deve ser realizado sem a pressão ou interferência de fornecedores ou mesmo consumidores. Nas audiências de conciliação o conciliador não pode externar juízo de valor sobre esta, não deve atuar de forma desrespeitosa com os consumidores e fornecedores e, também, mantida sua neutralidade, não pode atuar contrário aos direitos dos consumidores. Por esse entendimento, o conciliador, mesmo que o consumidor não se aperceba do fato, deve se manifestar quando identificar durante a audiência que existe uma lesão à relação de consumo.
Os atendentes devem primar pelo conhecimento da matéria (código de defesa do consumidor e demais leis correlatas) e tentar de todas as formas resolver amistosamente as demandas, com autoridade e respeito para com fornecedores e consumidores. Com a criação desse código de conduta, os consumidores brasileiros poderão exercer com mais facilidade a fiscalização das atividades dos Procons e de seus servidores.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação