A Vila Olímpica do Parque Guarus lotou neste sábado (17), no evento organizado pela Secretaria da Família e Assistência Social, em parceria com outros órgãos municipais, para marcar o Dia Mundial da Família, comemorado na quinta-feira (15).
A programação foi planejada para atender e agradar pessoas de todas as idades. Entre as atrações, a cantora Maria Fernanda deu um show. O Coral Doce Canto, do Clube da Terceira Idade, também encantou o público.
Na quadra, adolescentes jogaram capoeira e crianças jogaram futebol. Idosos também tiveram aula de dança aeróbica. A garotada participou do “Responda Certo”, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com perguntas sobre a história de Campos e de conhecimentos gerais.
Quem ainda não tinha se vacinado ou levado os filhos para vacinar contra a gripe aproveitou a oportunidade. O movimento também foi grande nas unidades móveis do Programa Saúde na Escola (PSE).
Dona Maria da Conceição Oliveira, 58 anos, é auxiliar de serviços gerais e buscou atendimento com equipes do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) de Campos. “Sou diabética e aproveitei para tirar dúvidas sobre medicamentos. Este tipo de ação é muito importante, porque podemos ter atendimento em diversas áreas em um mesmo lugar, no mesmo dia”, ressaltou.
Ela foi orientada pela farmacêutica Milena Romeu. “É uma excelente chance de divulgarmos nosso trabalho. Ainda tem muita gente que não sabe que o medicamento de que faz uso é disponibilizado na rede municipal de saúde”, disse a técnica.
O Balcão de Empregos Municipal também divulgou as atuais vagas de trabalho. Muitas famílias buscaram informações sobre programas sociais, como o Cheque Cidadão Municipal e o Bolsa Família. Quem tinha interesse de participar de um curso de capacitação para o mercado de trabalho ou de geração de renda pode se inscrever em um dos ofertados pelo Pronatec e pela Inclusão Produtiva.
A Diretoria de Políticas Habitacionais fez pré-inscrição de interessados em obter um imóvel através do programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida. Mas teve quem quis fazer do sábado um dia de beleza. Moradora do bairro, Ana Lúcia Lírio, 39 anos, foi com o filho João Vitor, 6 anos, para cuidar dos cabelos com profissionais do Instituo Embeleze, parceiros no evento.
- Tem um monte de serviços interessantes, mas vim mesmo para isso. Depois que terminarem de cortar o cabelo de João Vitor, será a minha vez. Pegamos senhas e vou fazer hidratação, dar um trato no cabelo – disse.
Homenagem – Famílias em situação de vulnerabilidade, acompanhadas nos Centros de Referência da Assistência Social, foram homenageadas e ganharam lembranças. “Este é um dia de lazer, para lembrar a importância da família, e também de trabalho, em que a Prefeitura traz serviços de diversas secretárias para pessoas que, durante a semana, não têm tempo de buscar atendimento”, destacou o secretário Geraldo Venâncio.
- Achei maravilhoso. É muito bom a gente ser lembrada e perceber que as pessoas se importam de verdade com nossa situação – disse, emocionada, Margarete Gama, referenciada no Cras do Jardim Carioca.