Notícia no detalhe
Futebol e literatura com Roberto da Matta na Bienal
Filho de flamenguista, o antropólogo e escritor Roberto da Matta tornou-se tricolor ainda menino, “convencido” por um amigo na escola. Virou anti-flamenguista e “dono” do Fluminense, ao montar seu próprio time de botões, com escalação completa, incluindo os botões reservas. “É da própria vida, da nossa memória, faz parte da formação pessoal do homem, do menino nascido no Brasil”.
Essa e outras histórias são contadas no bate-papo do Espaço Café Literário, na 8 Bienal do Livro, onde da Matta divide o palco, na noite deste sábado, com o pesquisador Bernardo Buarque de Hollanda, da Fundação Getúlio Vargas. Na conversa com o público, mediada pelo jornalista Wesley Machado, Bernardo homenageia o jornalista Mário Filho, que dá nome ao Maracanã. “Um dos grandes decifradores do fenômeno cultural do futebol brasileiro”, define. Para Bernardo, o futebol, uma das “modas” da Europa que chegou ao Brasil república e tornou-se parte da identidade do brasileiro. No encontro dos gramados com a literatura, os escritores falam da mulher no estádio, do negro no futebol e, claro, de Copa do Mundo.
Um dos temas mais abordados no espaço lotado de amantes da literatura e do futebol foi sobre o momento das torcidas organizadas e a violência nos estádios. “As torcidas eram lideradas por carismáticos que formavam uma espécie de apoio ä polícia dentro dos estádios”, lembra Bernardo, comparando com o cenário anterior ao que ocorre hoje, em um reflexo do momento de banalização da violência. “A torcida fica mais importante que o próprio jogo. Não vai ao estádio ver o jogo, mas vai ao confronto. A derrota é o outro lado da moeda da vitória. É fundamental entender isso na sociedade democrática”, acrescenta da Matta.
De Lima Barreto a Graciliano Ramos, os escritores e pesquisadores deram aula de história sobre futebol brasileiro e identidade cultural. Roberto da Matta é historiador, antropólogo, escritor e estudioso do Brasil. Leciona na PUC-Rio. Bernardo Buarque de Hollanda é doutor em História Social e pesquisador da cultura brasileira e história do esporte e torcidas organizadas de futebol . É professor da PC-Rio e Fundação Getúlio Vargas.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta