Notícia no detalhe
Literatura em família no Café Literário
“Literatura em Família” foi o assunto apresentado pela família Sandroni no Café Literário da noite desta segunda-feira (19), na 8ª Bienal do Livro de Campos, que este ano tem como tema Leitura que muda o mundo. O escritor, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras, Cicero Sandroni, não pode comparecer, por problemas de saúde, mas foi representado pela esposa, Laura, e a filha, Luciana Sandroni, também escritoras.
O encontro foi mediado pela também autora, mestre em Teoria Literária e pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional, a curadora da Bienal, Suzana Vargas, que solicitou que mãe e filha falassem sobre a convivência entre pessoas dedicadas à Literatura e sobre a influência da família em seus trabalhos.
Laura Sandroni foi apresentada como grande ensaísta, reconhecida internacionalmente como uma das responsáveis pela criação da Literatura Infantil no país. “Atuei como crítica literária durante muitos anos e fui convidada a criar a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que há 45 anos vem ajudando esse tipo de Literatura a crescer, inclusive premiando anualmente autores e ilustradores”, disse a autora, que falou também da carreira do marido e citou suas obras, inclusive o livro que escreveram juntos, Austregésilo de Athayde, o Século de um Liberal, biografia sobre o pai de Laura.
Luciana Sandroni falou sobre como o fato de a leitura e contação de histórias pelos pais influenciou em sua carreira “Eu escrevia poesia e, quando iniciei com textos para crianças, me inspirei na minha mãe para criar um personagem. Quando falei pra minha mãe que tinha um texto pronto, ela ficou apavorada. Então, resolvi pedir ao meu pai que lesse e não parei mais”.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/04/2026 16:38:24 Centro Municipal de Imunização mantém atendimento especial no feriado prolongado
- 02/04/2026 16:30:55 Wladimir Garotinho transmite cargo de prefeito de Campos para Frederico Paes
- 02/04/2026 14:50:25 Seduct e OAB: parceria pela Educação Midiática e Digital nas escolas municipais
- 02/04/2026 09:26:09 Feriadão da Paixão: rede de urgência e emergência da FMS funcionará normalmente
- 02/04/2026 08:33:40 Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
Centro Municipal de Imunização mantém atendimento especial no feriado prolongado
0204 16h30Wladimir Garotinho transmite cargo de prefeito de Campos para Frederico Paes
0204 14h50Seduct e OAB: parceria pela Educação Midiática e Digital nas escolas municipais
0204 09h26Feriadão da Paixão: rede de urgência e emergência da FMS funcionará normalmente
0204 08h33Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
2Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações




















