Notícia no detalhe
Literatura e filosofia debatidas em alto nível na Bienal
Literatura e filosofia abordadas por dois dos mais conceituados pensadores do país, destrinchadas com uma abordagem intelectual didática, acessível ao público amante das letras e do pensamento filosófico que assistiu a um rico bate-papos na 8a Bienal do Livro de Campos, no início da noite desta quinta-feira (22). Antônio Cícero, filósofo e escritor, também escreve poemas. Contextos opostos, ensina. Para escrever um tratado filosófico, é possível definir prazos, porque trata-se da exposição do que já refletiu, do que pensa constantemente. O poema é inspiração. Francisco Bosco, ensaísta e escritor, define o ensaio como herdeiro da filosofia, que cumpre o papel de mediar a abstração especializada e o público não especializado aberto a produções teóricas. Na conversa comandada por Rodrigo Rodrigues Alvim, no Espaço Café Literário, ambos traduziram a filosofia e encantaram a plateia com o saber pedagógico sobre o pensamento capaz de transformar o mundo.
Cícero explica que o ensaio filosófico pode ter trechos poéticos e que a poema pode ser interpretado do ponto de vista filosófico, mas os contextos são opostos. “A poesia vem do acaso e quando estamos escrevendo, se chega o filósofo, o poema se manda”, brinca. “Se estou escrevendo um tratado de filosofia o poeta nem chega perto”, contrapõe.
Francisco diz que não se sente à vontade com a definição de filósofo, mas afirma que se é correto entendimento de filosofia como o saber que mostra duas coisas aparentemente iguais como diferentes e duas coisas aparentemente como iguais, então pode dizer que tem espírito filosófico. À vontade no conceito de ensaísta, define o ensaio como descendente da filosofia que surge em um momento histórico de crise da filosofia na missão de totalizar o saber. “O ensaio é assumidamente fragmentado, imprecisamente factual e preciso contextualmente”.
Últimas Notícias adicionadas
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















