Notícia no detalhe
AIC e prefeitura lançam Festival Doces Palavras na Bienal
O Festival Doces Palavras (FDP!), iniciativa literária que também terá um viés artístico-cultural e que está programada para acontecer em Campos sempre nos anos ímpares (começando em 2015), foi lançado na manhã desta sexta-feira (23) na 8ª Bienal do Livro de Campos. A ideia é que o FDP! seja um espaço de visibilidade e produção de novos artistas (sejam eles escritores, doceiros ou outros), promovendo o intercâmbio entre esses autores e estimulando a criação do novo e a resignificação da tradição local. Nesta sexta-feira (23), também foi assinado e divulgado o regulamento do concurso para a escolha da logomarca do Festival.
A realização do FDP! é assinada pela Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. A iniciativa está aberta a apoiadores e é idealizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC) numa parceria com a Academia Campista de Letras (ACL) e a Academia Pedralva de Letras. No lançamento, estavam os presidentes da AIC, Vitor Menezes, e da ACL, Hélio Coelho, além do secretário Wainer Teixeira.
- Será um festival literário mais informal, despojado, para que a gente tenha novos formatos que valorizem a identidade, o autor e a tradição de Campos. Existem duas formas de identidade campista muito fortes: a literatura e a produção de doces. O açúcar, por exemplo, sempre esteve ligado às usinas, à opressão e à exploração. Isso é passado. Não é preciso negar as raízes, mas dar novos sentidos às tradições. O movimento cultural manguebeat, por exemplo, e outros movimentos, fizeram muito isso: beberam na fonte da tradição, criaram novos formatos e fizeram o novo -, explicou um dos idealizadores do FDP!, o jornalista e presidente da AIC, Vitor Menezes.
Toda a programação e funcionamento do Festival estão sendo estruturados, mas a ideia inicial é que o evento aconteça no Jardim São Benedito, no Centro da cidade, e reúna palestras, debates, performances, oficinas, lançamentos de livros e outras intervenções. Uma das propostas do FDP! é promover a ocupação de espaços públicos (como é o caso das praças e jardins), feita pelo povo.
- A expectativa é que seja um evento realizado de baixo para cima, feito pelas forças da sociedade. As tradições são invenções produzidas em determinada época que atravessam os tempos. É possível fazer o novo resignificando o antigo. Isso a gente pode fazer com a literatura e outras áreas. A gente quer criar um clima para a experimentação da linguagem. Esse não é um movimento de ruptura (e por isso há essa parceria com as academias), mas um movimento de aglomeração: a gente pega a tradição, coloca elementos novos e mistura tudo para ver no que dá -, acrescentou o presidente da AIC.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 18:49:55 Prefeito presente na abertura da 7ª Feira de Oportunidades no IFF Centro
- 25/11/2024 18:40:36 Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
- 25/11/2024 17:18:50 Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
- 25/11/2024 16:14:14 Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
- 25/11/2024 15:29:02 Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
Prefeito presente na abertura da 7ª Feira de Oportunidades no IFF Centro
2511 18h40Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
2511 17h18Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
2511 16h14Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
2511 15h29Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda