Notícia no detalhe
Rosinha inaugura lixeiras subterrâneas no Centro Histórico
Por: Jualmir Delfino -
Foto: Gerson Gomes - 23/05/2014 - 20:40:07
A prefeita Rosinha Garotinho inaugurou no final da tarde desta sexta-feira (23) o primeiro ponto de lixeiras ecológicas subterrâneas do Centro Histórico de Campos. As novas lixeiras, instaladas na Praça Batalhão Tiradentes, proporcionam vários benefícios, como a melhoria no aspecto urbano, o fim dos sacos de lixo nas calçadas aguardando a passagem do caminhão de coleta e evitam as paradas frequentes dos veículos coletores de lixo.
O sistema consiste em lixeiras redondas em aço inoxidável que ficam posicionadas aos pares sobre poços subterrâneos com 3 metros de profundidade. Numa lixeira é depositado o lixo seco (reciclável) e na outra, o lixo molhado, como resto de alimentos.
Cada container de polietileno debaixo da lixeira tem capacidade de receber 3 metros cúbicos de lixo, que equivalem a 3 mil quilos. Para retirar os containeres de dentro dos poços, caminhões compactadores equipados com gruas fazem o içamento e despejam o lixo dentro da carroceria caçamba compactadora, e depois devolvem os containeres ao poço e então a tampa do poço é fechada.
- Estamos inaugurando estas duas primeiras lixeiras como teste. Para dar certo é preciso a participação dos comerciantes e das pessoas, porque o lixo que atualmente se coloca nas calçadas deve ser colocado nas lixeiras. Isso vai evitar que os veículos da coleta fiquem parando ao longo das ruas, e parem somente nos 14 pontos de lixeiras de coleta subterrânea que pretendemos instalar na região do Centro Histórico - disse a prefeita Rosinha Garotinho.
A solenidade de inauguração foi prestigiada por populares e por dirigentes de entidades do setor lojista, como o empresário Eduardo Chacur, presidente da Carjopa (Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências).
- A Prefeita Rosinha consegue recuperar o Centro Histórico e ao mesmo tempo trazer a modernidade. Sem dúvidas esta iniciativa é um avanço para o Centro, porque além de arrumar uma alternativa para o fim das papeleiras, já que o projeto do Centro Histórico prevê o fim dos postes nas calçadas, vai acabar com o costume cultural de colocar caixas e sacos de lixo nas calçadas - declarou Eduardo Chacur.
Segundo ele, a revitalização do Centro Histórico está indo além das expectativas. “Por contas das mudanças, vários prédios antigos fechados estão sendo recuperados e novos estabelecimentos estão surgindo no Centro Histórico”, ressaltou o presidente da Carjopa.
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação