Notícia no detalhe
Sétima Estação de Tratamento de Esgoto apresentada nesta quinta
Nesta quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente,o projeto da sétima Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será apresentado ao município, às 10h, no auditório da prefeitura. A ETE-Esplanada é a única do gênero no Estado do Rio e vai contar, também, com unidade de tratamento de água de reuso, para ser utilizada em áreas verdes, além de pomar com árvores frutíferas.
A inauguração integra a programação oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e abre a Semana Ambiental da concessionária Águas do Paraíba, que prossegue até dia 12. Serão realizadas várias atividades internas e externas para colaboradores e a comunidade em geral.
A nova ETE terá capacidade de depurar 200 litros de esgoto por segundo, dividida em dois módulos, de 100 l/s cada um. Vai entrar em operação no prazo máximo de um ano. Além disso, será responsável pelo tratamento de esgoto dos bairros Esplanada, Nova Brasília, Pecuária, Julião Nogueira e Nashville, cujas redes coletoras começaram a ser implantadas em 2013.
Nas redes já concluídas nesses bairros, os efluentes são tratados, provisoriamente, em outra estação, a ETE-Sul, localizada no Conjunto Residencial Oswaldo Gregório, antiga Chatuba. Com a entrada em operação da ETE-Esplanada, em 2015, a Ete-Sul - que também será duplicada, ainda, no Governo Rosinha Garotinho - vai ampliar o tratamento de esgoto dos bairros centrais, à margem direita do rio Paraíba do Sul, entre os bairros do Jockey até o Parque João Maria, IPS e Aurora.
A água resultante do tratamento de esgoto vai ser purificada numa estação de tratamento de água construída na mesma área de cinco mil metros quadrados. Através de uma rede com extensão de cinco quilômetros e diâmetro de 100 milímetros, a água de reuso vai ser levada para a limpeza externa, molhação e irrigação de áreas verdes de sete condomínios residenciais: Nashville, Dahma, Athenas, Parthenon, Recanto das Palmeiras, Boulevard, Royal Boulevard.
No entorno da ETE-Esplanada também passará a existir um horto com pomar, agregando mais um componente ecológico, em projeto com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segunda melhor cidade em saneamento no Estado, Campos já tem em funcionamento outras seis ETEs: Sul (antiga Chatuba), Guarus, Codin, Imperial, Donana e Paraíba (no Matadouro), tratando cerca de 80% do esgoto na área de concessão de Águas do Paraíba, o que representa mais de duas vezes a média nacional.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças