Hoje começa a Copa do Mundo no Brasil. A Seleção Brasileira vai dar o pontapé inicial rumo ao hexacampeonato. A primeira adversária é a seleção da Croácia, cujo jogo está marcado para começar às 17h. E o que move todo o mundo neste campeonato é o futebol, o esporte mais querido entre crianças, jovens e adultos. É neste clima que a escolinha de futebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) segue aguerrida. Cerca 30 alunos estão matriculados e afirmam que não estão apenas treinando por treinar.
O estudante João Vitor Martins, 11 anos, vê a escolinha como uma oportunidade de ser um jogador profissional. “Quero ser um Neymar na vida e lembrar que os meus primeiros passos foram dados na Fundação”, declarou.
Matheus Simões, 11 anos, também está estimulado. “Sempre gostei de jogar bola. Brinco de bola com os amigos da rua, da escola e agora, estou na escolinha para aprimorar a minha prática”, revelou.
A mãe do pequeno Rafael, a dona de casa Rosevania Soares, 35, disse que a escolinha de futebol está sendo de grande importância na vida do filho. “Moramos em Vila Manhães e trago o meu filho para a escolinha, pois vejo que esta é uma forma de estar tirando ele das ruas”, afirmou. Rafael tem apenas 7 anos.
O professor Wilson Miguel Soares dos Santos disse que os pais têm feito esforços para levar os filhos até a FME para praticar futebol. “O nosso objetivo é formar equipes que representem a Fundação e que possam competir interna e externamente, pois sem competição não há motivação”, disse.
Ainda há vagas para as crianças e adolescentes que queiram praticar futebol na FME. Os pais ou responsáveis devem comparecer à secretaria da Fundação munidos dos seguintes documentos: declaração escolar do aluno, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, carteira de identidade dos pais ou responsáveis e atestado médico da criança e do adolescente. A FME funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e está localizada na Rua dos Goitacazes, 499.