Notícia no detalhe
Aberta campanha “Trabalho infantil fora de campo”
A Secretaria da Família e Assistência Social iniciou a campanha “Trabalho Infantil fora de Campo”, em ritmo de Copa do Mundo, com muito “apitaço” e blusas com as cores da Seleção Brasileira, para chamar a atenção da população para o problema mundial da exploração de crianças e adolescentes, como mão de obra em diferentes atividades laborais. Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Campos) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) saíram em passeata da sede da secretaria, no Jardim Carioca, para ações na Praça São Salvador e calçadão do Centro Histórico.
A campanha nacional volta a utilizar o tema “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”. De acordo com o secretário Geraldo Venâncio, em Campos, atualmente, o Peti registra 1.380 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, exploradas pelo trabalho ou em risco de exploração do trabalho infantil. As famílias são referenciadas para benefícios, como o Bolsa Família, e passam o contra turno escolar em núcleos dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvendo ações sociais, culturais e educativas.
De acordo com o coordenador do Peti-Campos, Jerferson Paes, a campanha continua até o final do ano e, ainda este mês, no próximo dia 27, a Secretaria da Família e Assistência Social realiza o I Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, com a apresentação de índices do município e presença de autoridades, falando sobre fluxo de atendimento pela rede socioassistencial, legislação e outros temas relacionados. Inscrições para o Seminário já podem ser feitas no Portal da Prefeitura, no endereço http://www.sias.smfas.campos.rj.gov.br/app.php/inscrito-tifc/new.
- Já chegamos a ter 3.600 crianças e adolescentes com a marca do trabalho infantil. A quantidade foi bastante reduzida, mas, hoje, temos a incidência do trabalho infantil maior nos centros urbanos do que nas áreas rurais e o que percebemos é que precisamos que a população denuncie, pois muitas crianças e adolescentes estão sendo explorados principalmente no trabalho doméstico, em troca de estudos ou de falsas promessas, aos pais, de chances de um futuro melhor – destacou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















