Notícia no detalhe
Alunos e artistas como voluntários na confecção de tapetes
A confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, que aconteceu durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (19), no centro de Campos, contou com a participação de voluntários ligados à arte e à cultura local, bem como de estudantes da rede municipal de ensino.
Um dos alunos que mostraram entusiasmo na produção dos tapetes foi Ruan Gomes, de 15 anos, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral.
- Eu acho legal ajudar a escola. Participei do evento sobre a Copa, que aconteceu no Cepop [Centro de Eventos Populares Osório Peixoto]. Eu não vim produzir os tapetes por causa de pontos nas notas, que os professores dão; eu faço isso de coração, mesmo. Gosto de participar dos aspectos sociais que a escola oferece. Para mim, é a maior honra levar o nome da minha escola para a frente, com mensagens positivas, do bem, como essas de Corpus Christi -, comentou o estudante.
Também marcou presença no evento a atriz do Grupo de Teatro Sacro de Campos, e coordenadora do tapete intitulado Presépio Itinerante, Cida Melo. Cida explicou que iniciou sua participação na confecção dos tapetes na década de 1990 e, após alguns anos em pausa, está retomando suas ações nesta edição de 2014.
"Antes, todo mundo usava sal e outros materiais não-sustentáveis, mas agora tudo está sendo feito em material ecologicamente sustentável. A igreja está sempre querendo se adaptar aos novos tempos, chamando os jovens para serem conscientes não apenas de Deus, mas também do ambiente em que eles vivem", afirmou Cida.
Várias unidades escolares da rede municipal de ensino participaram do evento, assim como setores e departamentos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A montagem inicial dos tapetes, bem como a escolha das cores que seriam aplicadas, foi feita pela professora de Atendimento Especializado da Smece, Cláudia Eleonora. Do material que compôs todas as obras de arte expostas na rua, incluindo os tapetes da Smece, 60 toneladas foram de carbonato de cálcio, conhecido também como dolomita. A produção de tapetes também aconteceu nas localidades campistas de Santo Amaro, Farol de São Tomé, Goitacazes e Travessão.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















