Notícia no detalhe
Campos é destaque no Mapa do Cultura do Estado do Rio
Os Bois Pintadinhos, as bandas de garagem e as comunidades quilombolas estão inseridos no Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A fim de atualizar o gráfico cultural do interior fluminense, a equipe da Secretaria Estadual de Cultura percorreu o município no final do ano passado. Em Campos, os cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas estiveram nas comunidades de Carobinho, Cambucá e Batatal. A Prefeitura incluiu nas políticas públicas a comunidade de Carobinho, a mais isolada de Conceição do Imbé, que no ano passado foi tema da exposição "Imbé: terra dos quilombolas", a partir de imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Antônio Cruz. Eles sobrevivem da agricultura familiar e da pesca em rios e ainda cozinham em fogão à lenha.
A tradição do Boi Pintadinho está sendo resgatada através das atividades promovidas na Semana do Folclore. Em 1940, a tradição ganhou notoriedade na região, o que com o tempo, foi se perdendo, mas a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima têm desenvolvido projetos que resgatam a história dos bois.
A editora do Mapa e do Guia de Cultura do Estado, Valéria Propato, destaca como iniciativas interessantes documentadas os Festivais de Bandas de Garagem, de Samba Wilson Batista, de Teatro Infantil de Campos e de Petiscos. “Os eventos valorizam, estimulam e dão visibilidade à instigante produção cultural campista em diferentes áreas, como música, artes cênicas e gastronomia”. A jornalista considera outro dado importante à atualização e ampliação de informações sobre os quilombos de Campos, os antigos e os novos, fragmentos de um importante período histórico de Campos e do país e que mereciam um espaço maior no Mapa.
- Foi crucial também incluirmos no Mapa o chuvisco, patrimônio imaterial da cidade. E há ainda os personagens campistas, que são a “liga” do bolo cultural do estado, ligados à tradição ou antenados com a modernidade. Gente como a Noinha do Jongo, o artista plástico João Oliveira e o músico Dalton Freire - finaliza Valéria.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro que participou do lançamento da enciclopédia no Palácio da Guanabara no início da semana, onde estiveram a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes e o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Patrícia afirma que o município se destaca por ter casas de cultura, equipamentos culturais que preservam a história da região como o Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e, também, pela restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos e, no final do mês, completa dois anos de funcionamento. No espaço, a população conhece um pouco mais da cultura da cidade. No no ano passado, o museu concorreu ao prêmio Rodrigo Melo de Andrade, destaque na categoria politicas governamentais. A maior cidade do interior do Estado conta com o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, construído pela Prefeitura de Campos para a realização de grandes eventos culturais, tendo o maior palco público fixo da América Latina.
- O mapa é mais uma forma do Estado conhecer as políticas culturais que estão sendo desenvolvidas em Campos. Hoje, a cidade respira cultura e os investimentos não param por aí. Este ano, serão realizados os festivais de Arte de Rua, Esquetes, Dança, além de exposições de grafiteiros e artes plásticas. Tudo isso, dentro do Edital de Apoio à Cultura. Outro passo importante é a reativação do Cine Teatro Trianon, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) - informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento