Notícia no detalhe
Campos é destaque no Mapa do Cultura do Estado do Rio
Os Bois Pintadinhos, as bandas de garagem e as comunidades quilombolas estão inseridos no Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A fim de atualizar o gráfico cultural do interior fluminense, a equipe da Secretaria Estadual de Cultura percorreu o município no final do ano passado. Em Campos, os cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas estiveram nas comunidades de Carobinho, Cambucá e Batatal. A Prefeitura incluiu nas políticas públicas a comunidade de Carobinho, a mais isolada de Conceição do Imbé, que no ano passado foi tema da exposição "Imbé: terra dos quilombolas", a partir de imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Antônio Cruz. Eles sobrevivem da agricultura familiar e da pesca em rios e ainda cozinham em fogão à lenha.
A tradição do Boi Pintadinho está sendo resgatada através das atividades promovidas na Semana do Folclore. Em 1940, a tradição ganhou notoriedade na região, o que com o tempo, foi se perdendo, mas a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima têm desenvolvido projetos que resgatam a história dos bois.
A editora do Mapa e do Guia de Cultura do Estado, Valéria Propato, destaca como iniciativas interessantes documentadas os Festivais de Bandas de Garagem, de Samba Wilson Batista, de Teatro Infantil de Campos e de Petiscos. “Os eventos valorizam, estimulam e dão visibilidade à instigante produção cultural campista em diferentes áreas, como música, artes cênicas e gastronomia”. A jornalista considera outro dado importante à atualização e ampliação de informações sobre os quilombos de Campos, os antigos e os novos, fragmentos de um importante período histórico de Campos e do país e que mereciam um espaço maior no Mapa.
- Foi crucial também incluirmos no Mapa o chuvisco, patrimônio imaterial da cidade. E há ainda os personagens campistas, que são a “liga” do bolo cultural do estado, ligados à tradição ou antenados com a modernidade. Gente como a Noinha do Jongo, o artista plástico João Oliveira e o músico Dalton Freire - finaliza Valéria.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro que participou do lançamento da enciclopédia no Palácio da Guanabara no início da semana, onde estiveram a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes e o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Patrícia afirma que o município se destaca por ter casas de cultura, equipamentos culturais que preservam a história da região como o Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e, também, pela restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos e, no final do mês, completa dois anos de funcionamento. No espaço, a população conhece um pouco mais da cultura da cidade. No no ano passado, o museu concorreu ao prêmio Rodrigo Melo de Andrade, destaque na categoria politicas governamentais. A maior cidade do interior do Estado conta com o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, construído pela Prefeitura de Campos para a realização de grandes eventos culturais, tendo o maior palco público fixo da América Latina.
- O mapa é mais uma forma do Estado conhecer as políticas culturais que estão sendo desenvolvidas em Campos. Hoje, a cidade respira cultura e os investimentos não param por aí. Este ano, serão realizados os festivais de Arte de Rua, Esquetes, Dança, além de exposições de grafiteiros e artes plásticas. Tudo isso, dentro do Edital de Apoio à Cultura. Outro passo importante é a reativação do Cine Teatro Trianon, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) - informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira