Notícia no detalhe
Saúde implanta comissão de monitoramento dos casos graves de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde implantou a comissão permanente de avaliação, monitoramento e condução dos casos suspeitos de dengue grave ou potencialmente graves, internados nas unidades de saúde de urgência e emergência. A determinação é do secretário de Saúde, Doutor Chicão, e representa mais uma medida do Plano Municipal de Contingência da Dengue, visando evitar óbitos pela doença na cidade.
A comissão foi instituída este mês e publicada no Diário Oficial do município, no dia 11 de junho, por meio da Portaria 04/2014. Segundo Doutor Chicão, o objetivo é avaliar e apoiar tecnicamente as unidades na condução desses casos, fortalecendo o seguimento dos protocolos clínicos de tratamento dos mesmos.
De acordo com ele, trata-se do novo protocolo da dengue, que vai favorecer a imediata notificação da doença aos órgãos de vigilância epidemiológica e ambiental, para o combate ao vetor. A Secretaria de Saúde já disponibiliza senha e suporte logístico às unidades públicas e particulares, para a inclusão dos casos no sistema SINANweb.
- A medida foi necessária em razão da ocorrência de casos e óbitos suspeitos de dengue de evolução atípica. A Secretaria vem orientando os profissionais da área da saúde quanto ao diagnóstico precoce e preciso da doença. Estamos enviando ofício a todas as unidades para que todos os casos graves com suspeita de dengue sejam informados ao Centro de Referência da Dengue (CRD), imediatamente – explicou.
O grupo técnico também vai orientar a coleta oportuna, transporte e referenciamento de amostras biológicas para laboratórios de saúde pública regionais ou centrais – Hospital Geral de Guarus (HGG), Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen), e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
- A Comissão visa, ainda, fortalecer o apoio educacional por meio de cursos e palestras, sobre os diagnósticos diferenciais, aos profissionais dos hospitais e demais unidades de saúde; e fortalecer o apoio logístico na organização das inserções dos casos de dengue e outras doenças de importância epidemiológica na planilha do sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), da Secretaria de Estado da Saúde – disse o secretário de Saúde.
Clique aqui para visualizar a comissão:
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















